Orkun Kokçu assume-se como peça basilar no Benfica por esta altura, mas a passagem pela Luz já contou com etapas polémicas e muitas incertezas. No entanto, e quase dois anos depois de ter aterrado em Lisboa, vindo dos Países Baixos, o internacional turco de 24 anos começa a deixar a certeza de que os 25 milhões de euros investidos na sua contratação foram bem empregues. Os números não mentem.
Com o dérbi na Luz, no sábado, à vista, Kokçu assinou nova exibição convincente diante do Estoril (2-1) e elevou para 11 as assistências nesta temporada, um registo que, somado com o da época anterior, chega aos 20 passes para golo. Um número redondo que coloca o médio turco na história do Benfica.
Afinal de contas, e de acordo com os dados disponibilizados pela plataforma especializada Playmaker, Kokçu juntou-se ao outros 23 jogadores da história do clube da Luz a alcançarem a marca das 20 assistências nas últimas 30 temporadas.
Assim sendo, Kokçu iguala os companheiros Fredrik Aursnes e Ángel Di María, bem como outros nomes consagrados tais como João Vieira Pinto, Nuno Gomes, Salvio, Gaitán ou Pablo Aimar.
Jogadores com 20 + assistências pelo 🦅 Benfica (últimas 30 épocas):
— Playmaker (@playmaker_PT) May 3, 2025
João Vieira Pinto
Poborsky
Calado
Simão
Nuno Gomes
Petit
Di Maria
Carlos Martins
Cardozo
Saviola
Aimar
Gaitan
Maxi
Salvio
Jonas
Pizzi
André Almeida
Grimaldo
Rafa Silva
Cervi
João Mário
David Neres
Aursnes… pic.twitter.com/K7RWzuJ2DY
Em crescendo com Lage
O motor turco de Kokçu ganhou maior tração desde a chegada de Bruno Lage e a saída de Roger Schmidt. A relação com treinador alemão estava já desgastada, fruto da polémica entrevista concedida pelo turco, que até motivou um pedido de desculpas público, e da alternância entre o banco e o onze titular, e a melhor versão de Kokçu veio à tona com Lage.
O desenho tático do treinador luso favorece as capacidades do internacional turco, que passou a estar mais perto da baliza e não tão sobrecarregado com tarefas defensivas.
Prova disso mesmo é o maior número de golos face à temporada passada - de sete para 11. Nas assistências, o registo baixou de 11 para 9, mas ainda restam três jogos (e um Mundial de Clubes) para bater o número da época transata.
Liverpool mantém-se à espreita
O bom momento do ex-Feyenoord favorece o Benfica, mas também aguça o apetite do Liverpool. Os reds pretendem dar reforços a Arne Slot no ataque à próxima edição da Liga dos Campeões, bem como na revalidação do título agora conquistado na Premier League, e Kokçu está debaixo de olho.
O médio de 24 anos trabalhou com o treinador neerlandês no Feyenoord e ambos mantêm uma boa relação, um argumento que pode pesar (e muito) na hora de negociar o futuro.
Ainda assim, vale recordar que Kokçu tem contrato válido com o Benfica até junho de 2028 e está blindado por uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Leia Também: A pergunta que Bruno Lage não quis responder após o Estoril-Benfica