O Sporting de Braga e o Benfica defrontam-se amanhã, sábado, em jogo referente à 34.ª e última jornada da I Liga, tendo no horizonte objetivos diferentes, mas com a mesma receita por detrás da respetiva estratégia: a vitória.
Apesar de se saber que os dois treinadores têm uma boa relação, Carlos Carvalhal e Bruno Lage vão querer colocar a amizade de parte para uma partida que tem implicações não apenas na luta pelo título, como também na definição do pódio.
Uma amizade que surge em trabalho
Os dois técnicos que estarão a liderar as equipas num dos jogos cartaz desta jornada já trabalharam em conjunto nos campeonatos de Inglaterra.
Esta parceria começou nos Emirados Árabes Unidos, quando Carlos Carvalhal assumiu o cargo de coordenador técnico no Al Ahli, em 2013/14, e escolheu Bruno Lage para ser o timoneiro da equipa B do clube do Médio Oriente, com a curiosidade de Hugo Viana - antigo diretor desportivo do Sporting e agora do Manchester City - a fazer parte desse plantel.
Carlos Carvalhal e Bruno Lage num treino do Swansea City, no País de Gales© Getty Images
O trabalho entre ambos foi tão positivo que, quando o bracarense foi convidado para ser treinador principal do Sheffield Wednesday, em 2015/16, este não hesitou em contactar o setubalense para integrar a equipa técnica como seu adjunto.
A parceria continuou no Swansea City, onde não conseguiram impedir a descida de divisão da Premier League para o Championship, em 2017/18.
A admiração de ambos em discurso direto
Carlos Carvalhal nunca escondeu a admiração acerca do crescimento de Bruno Lage, pelo que o mesmo tem vindo a retribuir os elogios ao bracarense.
"É uma pessoa muito natural, humilde, que sabe a importância de ser otimista e positivo. É muito entusiasta, quer aprender e melhorar. Sentes o seu entusiasmo a toda a hora. Digo-lhe por vezes que temos de ser malucos. Quando perdemos temos de dizer alguma maluquice, fazer algo louco para mudar o ambiente. É por isso que digo as minhas 'tiradas'. Mas o Bruno [Lage] é inteligente e melhor do que eu no que à relação com os donos e o presidente diz respeito. Eu não tenho a mesma paciência. É muito bom nisso. Digo-lhe que pode ser um bom político, autarca ou presidente. É um perfeito diplomata. Muito melhor do que eu. Aprendo imenso com ele!", confessou o técnico bracarense ao The Mirror, em 2022.
"A Premier League é o sonho de qualquer treinador e consegui chegar lá como adjunto do Carvalho. Tínhamos uma amizade extrema, havia autonomia total em função das suas ideias. Conseguiu tirar o melhor de mim e das minhas competências, ajudou-me a evoluir para me tornar um treinador de futebol profissional. Estava muito bem e confortável a trabalhar com ele mas entre questões familiares e profissionais, tive de tomar outra decisão muito difícil – deixar o Carvalhal e voltar", referiu Bruno Lage numa entrevista à BTV, em 2019.
Nunca foi segredo esta amizade de longa data entre os dois treinadores, mas esta vai ter de ser posta de parte durante a partida deste sábado.
Histórico favorável às águias, mas guerreiros do Minho sabem 'estragar a festa'
Desde que se 'separaram', já se defrontaram em seis ocasiões, em três embates entre Benfica e Rio Ave na época 2019/20, e outros três na presente temporada com o Braga, sendo o duelo deste sábado o quarto deste período.
Bruno Lage leva clara vantagem no confronto direto com o amigo Carlos Carvalhal, somando cinco vitórias contra uma do treinador bracarense, que curiosamente chegou na primeira volta desta campanha da I Liga, com um triunfo no Estádio da Luz, por 1-2, deixava, na altura, o clube da Luz em terceiro lugar, a dois pontos do FC Porto e a três do Sporting.
De recordar que, nessa 'fatídica' 17.ª jornada, nenhum dos três 'grandes' venceu, com os dragões a serem derrotados pelo Nacional, por 2-0, na Choupana, e os leões a serem travados, pelo Vitória SC, com um empate a quatro bolas, no D. Afonso Henriques.
Será que Bruno Lage eleva a fasquia do histórico ou que Carlos Carvalhal consegue duas vitórias seguidas na I Liga face ao antigo colega de equipa técnica? Acompanhe este sábado, a partir das 18h00, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: "Benfica campeão em Braga? Lógico que é difícil, mas tudo pode acontecer"