O treino de quarta-feira do FC Porto contou com uma novidade muito positiva para Martín Anselmi. 86 dias depois de ter sido sujeito a uma intervenção cirúrgica para resolver uma fratura no perónio contraída no jogo diante do Farense, Vasco Sousa voltou aos relvados.
A grave lesão do internacional sub-21 português teve lugar no encontro no Estádio do Algarve diante do Farense, na 22.ª jornada da I Liga. O jogo terminou com uma vitória do FC Porto por 0-1, e o médio saiu lesionado do relvado, na sequência de uma entrada muito dura de Zé Carlos, que foi expulso.
As primeiras informações davam conta de uma paragem mais longa. A intervenção cirúrgica foi realizada a 18 de fevereiro, apenas 48 horas após o incidente. Seguiram-se meses de recuperação e de trabalho no ginásio até ao regresso aos relvados na passada quarta-feira.
Na altura da lesão, Vasco Sousa, que vinha paulatinamente ganhando lugar nas escolhas da equipa principal do FC Porto, prometeu um rápido regresso aos relvados.
"Sempre fui um lutador, e, por isso, encararei este obstáculo com a mesma coragem, positividade e profissionalismo que me acompanharam até hoje. Felizmente, a operação correu muito bem e estou a ser acompanhado por uma equipa de excelentes profissionais que me darão todo o apoio necessário para que a minha recuperação corra da melhor forma possível para que, em breve, possa voltar com mais força", frisou o médio português.
Anselmi ganha 'trunfo' para o Mundial de Clubes
Menos de três meses depois da lesão, Vasco Sousa voltou a calçar as chuteiras e treinou com os restantes companheiros de equipa, ainda que de forma condicionada. A reentrada do médio nos trabalhos foi fortemente saudada pelos colegas e aplaudida por todos os elementos, que reconhecem o esforço feito pelo jogador ao longo das últimas 12 semanas.
Nas últimas semanas, o internacional sub-21 português fez horas extra no Olival e realizou algumas sessões bidiárias, que permitiram o retorno ao trabalho nesta fase. E numa altura crucial para Martín Anselmi, que está a poucas semanas de ver iniciar a participação do FC Porto no Mundial de Clubes.
FC Porto 🆚 CD Nacional #FCPCDN pic.twitter.com/Z5AQq8g6ug
— FC Porto (@FCPorto) May 14, 2025
A competição continental, que decorrerá nos Estados Unidos da América, arranca daqui a um mês, com o primeiro jogo marcado contra o Palmeiras, a 15 de junho, às 23h00. Seguem-se ainda duelos com o Inter Miami e Al-Ahly, numa prova em que os portistas anseiam, pelo menos, a passagem da primeira fase da prova.
Nesta primeira temporada na equipa sénior do FC Porto, Vasco Sousa disputou 15 jogos, registando uma assistência.
Leia Também: Anselmi continua 'Operação Nacional' com médio novamente no relvado
Leia Também: Vasco Sousa regressou aos treinos do FC Porto 'a todo o gás'