Rússia quer reconhecimento de anexações para negociar com Kyiv

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia estabeleceu hoje o reconhecimento da anexação de regiões ucranianas pela Rússia como condição prévia para quaisquer negociações com Kyiv.

Notícia

© EVGENIA NOVOZHENINA/POOL/AFP via Getty Images

Lusa
28/04/2025 09:54 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Ucrânia

"O reconhecimento internacional do facto de a Crimeia, Sebastopol, a República Popular de Donetsk, a República Popular de Lugansk, a região de Kherson e a região de Zaporijia pertencerem à Rússia é imperativo", disse Sergei Lavrov em declarações ao jornal brasileiro Globo.

 

A Rússia, que lançou uma ofensiva em grande escala contra a Ucrânia há três anos, anexou a península da Crimeia em 2014.

O chefe da diplomacia russa participa na cimeira dos organização internacional BRICS, no Rio de Janeiro. 

Os países que formaram inicialmente a organização são o Brasil, a Rússia, a Índia, a República Popular da China e a África do Sul. 

Mais recentemente, passou a integrar o Egito, os Emirados Árabes Unidos, o Irão, a Etiópia e a Indonésia.

O porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, citado pela agência estatal TASS reiterou hoje que a Rússia continua pronta para iniciar negociações com a Ucrânia.

"A vontade do lado russo já foi afirmada muitas vezes, afirmada pelo Presidente (Vladimir Putin), para iniciar um processo de negociações com a Ucrânia sem condições prévias, a fim de alcançar um resultado pacífico", disse hoje o porta-voz da Presidência russa, em Moscovo.

Leia Também: Putin agradece às tropas norte-coreanas: "Defenderam a nossa Pátria"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas