Corte de energia mergulha ilha turística indonésia de Bali na escuridão

Um corte de energia elétrica mergulhou hoje na escuridão a ilha de Bali, o destino turístico mais popular da Indonésia, cujas autoridades estavam a tentar restabelecer o serviço o mais rapidamente possível.

Notícia

© Nyimas Laula/Bloomberg via Getty Images

Lusa
02/05/2025 13:54 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Indonésia

Desconhece-se a causa do "apagão", segundo a agência de notícias espanhola EFE, mas o portal de notícias local BaliPost referiu a possibilidade de ter sido provocado por um problema num cabo submarino entre as ilhas de Java e Bali.

 

A empresa estatal PLN, que detém o monopólio da distribuição de eletricidade no país, confirmou a falha de energia e pediu desculpa aos utilizadores pelo incómodo através de uma rede social.

"Algumas zonas recuperaram gradualmente, enquanto outras estão ainda em processo de normalização. O pessoal da PLN foi destacado com todo o equipamento para efetuar reparações e restaurar o sistema elétrico imediatamente", disse a empresa.

Os meios de comunicação indonésios, como o Jakarta Globe, noticiaram que o corte, ocorrido a meio da tarde (hora local), afetou as telecomunicações e os sistemas de pagamento eletrónico.

Várias pessoas relataram que o corte de energia provocou longas filas nas bombas de combustíveis devido a problemas no pagamento.

Houve também relatos de que o corte afetou zonas residenciais, bem como hospitais e empresas.

Alguns voos no aeroporto internacional de Bali foram afetados pelo corte, segundo o BaliPost.

"Houve vários voos que sofreram atrasos na partida devido ao tempo de mudança da fonte de energia da PLN para o gerador, o que obrigou a reiniciar o sistema", disse o diretor do aeroporto, Ahmad Syaugi.

A ilha de Bali, com 4,4 milhões de habitantes, recebeu cerca de 2,8 milhões de turistas estrangeiros no primeiro trimestre do ano.

Mundialmente famosa pelas praias e vastos terraços de arroz, Bali recebeu quase 6,5 milhões de estrangeiros em 2024, segundo o Gabinete Central de Estatísticas.

As autoridades indonésias reconhecem o valor do turismo da ilha no desenvolvimento da Indonésia, a maior economia do Sudeste Asiático.

Leia Também: Voos cancelados na Indonésia após erupção em vulcão na ilha das Flores

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas