Cardeal esvaziou minibar da Casa de Santa Marta... e recebeu fatura

Capela Sistina já está preparada para receber o conclave.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
07/05/2025 14:43 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Mundo

Vaticano

Tudo o que se passa durante o período do conclave tem de ficar em segredo absoluto. Aliás, não só os cardeais, como todos os funcionários e clérigos têm de fazer um juramento de sigilo.

 

Agora, sem revelar sobre qual conclave falava, o arcebispo reformado Anselmo Guido Pecorari, de 79 anos, contou, em entrevista ao Corriere della Sera, alguns episódios caricatos desse período de tempo em que os cardeais estão isolados.

Sem querer divulgar o nome do cardeal, dizendo apenas que era estrangeiro, o italiano revelou que o colega achava que a Casa de Santa Marta - local onde ficam hospedados os cardeais durante o conclave e residência oficial de Francisco - era gratuita.

"Um cardeal estrangeiro acreditava que tudo era grátis e convidou alguns colegas para o seu quarto para conversar depois do jantar e, de repente, acabaram com todos os licores que estavam no minibar. Só mais tarde é que ele os viu [às bebidas] na fatura e ficou chateado", explicou.

Note-se que a Casa de Santa Marta tem um regime semelhante com o de um hotel, mesmo que seja a 'residência oficial' de todos os cardeais quando estão em período de conclave. 

Um outro tópico da entrevista foi a paixão do cardeal espanhol Santos Abril y Castelló pelo ténis e o seu mau perder, revelando que quando o cardeal vê que o jogo está a correr mal tem um truque. Nada mais é que fazer um sinal ao seu assistente e este interrompe o jogo dizendo que uma chamada urgente. 

Guido Pecorari falou ainda acerca dos dias que precedem o conclave, explicando que são dias intensos e com programas repetitivos.

"Participamos nas Congregações Gerais duas vezes por dia, vamos às missas, visitamos igrejas, encontramo-nos com fiéis", disse, notando que o facto de terem agendas preenchidas não lhes permite ter muito tempo livre. 

O conclave começa na tarde desta quarta-feira, estando já tudo preparado na Capela Sistina para receber os 133 cardeais que irão eleger o novo Papa.

Leia Também: Quinze de 133 cardeais estiveram em Fátima em grandes peregrinações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas