"Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa norte-americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país", escreveu Trump na sua rede social, Truth Social.
"Estou ansioso por conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!", acrescentou o chefe de Estado norte-americano.
Pouco depois, numa breve conferência de imprensa na Casa Branca, Trump comentou que viu a notícia na televisão.
"Estava a ver e disseram-me 'é norte-americano'. E eu disse 'Isso é fantástico'", relatou.
O Presidente admitiu ter ficado "um pouco" surpreendido com a notícia, mas reiterou a sua opinião de que é "uma grande, grande honra" para o país e disse estar "muito feliz".
Por sua vez, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, ele próprio um católico fervoroso, afirmou que os Estados Unidos esperam "aprofundar" a sua já longa relação com o Vaticano após a eleição, hoje, de Leão XIV, o primeiro Papa norte-americano da história da Igreja Católica.
"Os Estados Unidos esperam aprofundar a sua relação de longa data com a Santa Sé com o primeiro pontífice norte-americano", declarou Rubio, num comunicado em que também enviou as suas "sinceras felicitações" a Robert Francis Prevost.
"Este é um momento de profunda importância para a Igreja Católica, que oferece esperança renovada e continuidade, em pleno Ano Jubilar de 2025, a mais de mil milhões de fiéis em todo o mundo. O pontificado traz consigo uma responsabilidade sagrada e solene", acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana.
A eleição do novo Papa foi confirmada quando o fumo branco saiu da chaminé instalada na Capela Sistina, às 18h08 locais (17h08 de Lisboa), no segundo dia do conclave.
Leão XIV, de 69 anos, será o 267.º chefe da Igreja Católica e o primeiro norte-americano da sua história. Sucederá a Francisco (2013-2025), que morreu a 21 de abril, aos 88 anos.
Embora tenha nascido em Chicago, obteve a nacionalidade peruana em 2015, depois de ter passado grande parte da sua vida religiosa no país andino.
A sua eleição ocorreu a meio do Jubileu ou Ano Santo convocado pelo Papa Francisco, que deverá terminar a 06 de janeiro de 2026.
[Notícia atualizada às 20h55]
Leia Também: AO MINUTO: "Habemus Papam"! Robert Prevost (Leão XIV) é o novo Papa