"Hoje, milhares de pessoas, de diferentes origens, estão unidas pelo mesmo imperativo moral: a paz e a coexistência. A todos vós, quero dizer como a vossa mobilização é um sinal de esperança", afirmou Emmanuel Macron, numa mensagem de vídeo transmitida pelo Palácio do Eliseu.
Este evento está a ser organizado pela coligação It's Time e pela Aliança para a Paz no Médio Oriente, uma rede de 160 organizações israelitas e palestinianas que trabalham pela paz e pela igualdade.
Na mensagem, Macron defendeu que "a tragédia deve acabar" em Gaza para "estes milhões de pessoas, estas crianças que não têm nada a ver com o Hamas e que estão simplesmente a pedir o direito de viver em paz e segurança no seu território".
"Tal como vós, eu apoio incansavelmente todos aqueles que ajudam a abrir o diálogo, a rejeitar a lógica da vingança, a reconhecer a dignidade de cada pessoa e a devolver a confiança às pessoas", acrescentou.
Emmanuel Macron lembrou que a França vai copresidir, juntamente com a Arábia Saudita, a uma conferência internacional agendada para junho para implementar a solução de dois Estados: Israel e Palestina.
"Esta é a única possibilidade de haver paz e segurança para todos. Obviamente, isto requer a libertação dos reféns [israelitas detidos em Gaza], a desmilitarização do Hamas e uma autoridade palestiniana reformulada, mas também a sociedade civil que estará no centro desta conferência e que é a peça-chave para alcançar uma paz sólida e duradoura", concluiu.
Leia Também: Macron pede a Al-Charaa que proteja "todos os sírios sem exceção"