Marcelo Rebelo de Sousa comentou, esta manhã, no Palácio de Belém, as legislativas do dia 18 de maio, considerando que as próximas semanas vão ser preponderantes para decidir o futuro do país.
Considerando que se trata de um "ato eleitoral muito importante", Marcelo defendeu que é "fundamental que estas sete semanas sejam esclarecedoras".
Para o chefe de Estado "o mundo atravessa um momento muito difícil, por isso a escolha que os portugueses fizerem devem ser para valer durante o período mais longo possível".
"Desejo que, desta feita, haja preocupação de garantir uma legislatura mais longa possível", disse ainda, lembrando que a "Europa está a recomeçar o seu caminho perante a nova posição americana".
"É necessário fazer esforço para que a governação dure mais tempo", disse, lembrando que há um ano atrás não se colocava a questão sobre a presidência dos EUA.
Porém, "na véspera" das eleições, defendeu Marcelo, os portugueses já saberão qual o "quadro do que os americanos já fizeram e vão fazer, o que os europeus vão fazer para reagir a isso e o que é preciso fazer cá dentro". Tudo isso deve fazer com que a escolha a ser feita possa perdurar durante mais tempo, esclarece.
Leia Também: "Num quinto do tempo o Governo executou um terço das medidas previstas"