Dicas de segurança

Milhões de pessoas querem comprar ou vender usando anúncios classificados em Portugal a cada mês. É uma ótima maneira de fazer um acordo com um comprador ou vendedor diretamente, evitando os custos muitas vezes cobrados pelos intermediários. A maioria das pessoas é honesta, e apenas quer fazer um negócio justo, mas, como em qualquer área comercial e, particularmente, quando o comprador e o vendedor estão a contactar-se online, existe um risco de mal-entendidos ou de encontrar alguém sem escrúpulos. Por essa razão, é importante tomar precauções.

Aqui estão nossas diretrizes para ajudar a garantir uma experiência segura e positiva ao comprar através de anúncios classificados.

Use o bom senso

É importante usar o bom senso ao avaliar um acordo. Muitos bons negócios abundam em Classificados Ao Minuto mas, regra geral, se pensa que algo não está certo, deve ser extremamente cuidadoso. É sempre melhor investigar mais, e nunca permitir que os outros lhe apressem as decisões ou dirijam as suas ações.

Encontre o vendedor e veja os anúncios

Nem sempre é possível, mas se puder, é sempre melhor reunir-se com o vendedor e ver os produtos e qualquer documentação relevante antes de fazer o pagamento. É fundamental quando se considera a compra de certos animais de estimação e outros animais.

Não pagar adiantado, mas após a receção

É sempre melhor evitar pagar antecipadamente por serviços ou bens, a sua reserva ou envio. O ideal é pagar no momento da receção das mercadorias. Desconfie, particularmente, dos vendedores que, de repente, anunciam que precisam de enviar os bens desde uma posição geográfica diferente da anunciada originalmente e pedem-lhe que lhes pague, ou a uma empresa de transporte, com antecedência. Se tem de pagar antecipadamente pelos bens, utilize um fornecedor de pagamento de terceiros (Third party payment provider) respeitável e confiável que tenha ou um regime de proteção de pagamentos, ou acordos de depósito (através do qual o provedor de pagamento bloqueará o seu pagamento em nome do vendedor até ter confirmado a receção satisfatória das mercadorias). Certifique-se de que o provedor de pagamento está oficialmente autorizado pelas Autoridades Financeiras de Portugal. Verifique a política de retorno do vendedor no caso de não estar satisfeito com os bens recebidos. Esteja ciente de que poderá ser responsável por pagar impostos ou direitos aduaneiros sobre produtos provenientes de outros países.

Use métodos de pagamento seguros.

Evite o uso de URLs ou clicar em links de e-mails enviados pelo vendedor, como por exemplo os links que afirmam ser provedores de pagamento de terceiros, sem primeiro verificar que o link vai para um provedor verdadeiro e respeitável. Uma tática comum é enviar um link que parece ser de um website respeitável, mas na verdade faz um uso indevido das suas credenciais de login, detalhes bancários ou outras informações pessoais (o chamado "phishing").

Guarde as suas informações pessoais com cuidado

As suas informações pessoais - nome, endereço, números de telefone, número da Segurança Social, data de nascimento, banco ou cartão bancário, detalhes do passaporte, credenciais de login - são valiosos e podem facilmente ser usados contra si. Apesar de o comprador e de o vendedor precisarem de saber com quem estão a fazer negócios, e de o vendedor poder precisar de informações para enviar as mercadorias para o comprador, evite dar mais informações do que o necessário. Ao comprar, nunca deve dar detalhes bancários, número da Segurança Social, ou data de nascimento.

Compra de animais de estimação e outros animais

Classificados Ao Minuto apoia o comércio legal, seguro e saudável de animais e animais de estimação anunciados online. No entanto, devido à natureza do negócio, há precauções extra que deve tomar quando considera fazê-lo, para a sua própria proteção, assim como a proteção do animal e do público em geral. Nunca compre um animal de fontes desconhecidas - é fundamental que saiba de onde vem o animal e também onde nasceu. Assim, poderá saber se o animal foi criado em Portugal ou importado ilegalmente.

Nós recomendamos que faça uma boa pesquisa sobre as precauções que precisa de ter.

Segurança pessoal

Se tiver qualquer dúvida ou preocupação ao visualizar bens ou encontrar um vendedor, considere fazer-se acompanhar por alguém para sua segurança pessoal e para ter uma segunda opinião, ou pelo menos informe alguém sobre onde irá. Se possível, reúna-se num lugar público, à luz do dia, e evite ter consigo grandes somas de dinheiro.

Aviso legal

Os anúncios em Classificados Ao Minuto são reunidos automaticamente, e por esta razão, não podemos garantir a sua exatidão ou a precisão do conteúdo vinculado a sites externos. Classificados Ao Minuto não implica qualquer associação ou endosso relativamente a editores de sites externos, ou aos seus utilizadores.