Eurovisão arranca com protestos (e Portugal 'ignorado' em passadeira)

O habitual desfile na passadeira turquesa - novamente marcado por protestos contra a participante de Israel - marca o início da semana eurovisiva e tem como objetivo apresentar os participantes, mas a transmissão deixou os NAPA de fora.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
11/05/2025 22:21 ‧ ontem por Márcia Guímaro Rodrigues

Cultura

Eurovisão

A 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção arrancou oficialmente este domingo com a realização da passadeira turquesa, enquanto centenas de pessoas se manifestaram contra a participação de Israel no concurso. 

 

O habitual desfile na passadeira turquesa marca o início da semana eurovisiva e tem como objetivo apresentar os participantes. Este ano, o evento percorreu as ruas de Basileia, na Suíça, mas ficou marcado por um incidente: a transmissão em direto não mostrou os NAPA, que vão representar Portugal com 'Deslocado'.

Nas redes sociais são várias as críticas à organização do evento pelo 'incidente', considerando que "não foi um erro", mas sim "uma falta de consideração".

"É inacreditável que a União Europeia de Radiodifusão e os organizadores da Eurovisão tenham mostrado todos os artistas na passadeira turquesa… exceto Portugal. Isto não é um 'erro', é uma falta de consideração. Espero que a RTP exija respostas e tome medidas", lê-se na rede social X.

"Dar tempo de antena a um país que não devia participar na Eurovisão (na verdade, nem devia existir), mas saltar países sem problemas como Portugal, que provavelmente terá dificuldades em qualificar-se, é de loucos! RTP, faz alguma coisa", apontou outro utilizador.

Já fora da passadeira, centenas de pessoas juntaram-se para protestar contra a participação de Israel na Eurovisão devido à atual ofensiva na Faixa de Gaza. Entre gritos e cartazes, as frases "Israel: Abram as fronteiras para Gaza" e "Deixem a ajuda entrar" foram as que mais marcaram a manifestação.

Os manifestantes envergaram também várias bandeiras da Palestina ao longo do trajeto de 1,3 quilómetros - a maior passadeira turquesa de sempre - e uma pessoa teve de ser afastada pela polícia. Foram ainda vistos cartazes onde se lia "Sem aplausos para o Genocídio" e "Cantamos enquanto Gaza arde".

Sublinhe-se que os portugueses NAPA sobem a palco na primeira semifinal, na próxima terça-feira, e atuam na 7.ª posição, entre a Suécia - a grande favorita das apostas - e a Noruega.

O Festival Eurovisão da Canção 2025 realiza-se entre 13 e 17 de maio, em Basileia, na Suíça, após a vitória de Nemo, com 'The Code', na edição do ano passado. 

Leia Também: Eurovisão acontece esta semana na Suíça, e Portugal está em competição

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas