APEL saúda nova tutela e espera continuação de trabalho de proximidade

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) saudou a nomeação de Margarida Balseiro Lopes para ministra da Cultura, esperando que a nova tutela dê continuidade ao trabalho de "proximidade" que tem sido desenvolvido na valorização do livro.

ler livros literatura

© Pixabay

Lusa
07/06/2025 15:19 ‧ há 5 horas por Lusa

Cultura

Cultura

Em declarações à Lusa, o presidente da APEL manifestou-se ainda expectante pelas subsequentes nomeações para secretários de Estado, nomeadamente para a área da Cultura.

 

O segundo Governo liderado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, que toma posse, terá um Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, liderado pela jurista Margarida Balseiro Lopes, até agora ministra da Juventude e Modernização.

Miguel Pauseiro recordou que o Ministério da Cultura tem sido, ao longo dos anos, "um parceiro essencial para o setor, com a introdução de medidas que promovem a valorização do livro e da leitura e incentivam a criação literária, bem como no apoio a iniciativas da APEL", como a Feira do Livro de Lisboa e o Book 2.0.

"A APEL, como sempre, reitera a sua total disponibilidade e interesse para trabalhar em estreita colaboração com a nova ministra e toda a sua equipa, dando continuidade ao trabalho muito próximo que tem vindo a ser desenvolvido com o executivo cessante, na construção de políticas públicas ambiciosas que valorizem o livro, protejam o setor e garantam que cada vez mais portugueses possam descobrir, através da leitura, novas formas de compreender o mundo e construir o futuro", afirmou.

Margarida Balseiro Lopes substitui Dalila Rodrigues, que sai do Governo, no cargo de ministra da Cultura, passando a acumular ainda as pastas da Juventude e Desporto.

Execução do PRR nas áreas do património cultural e da transição digital, Lei do Mecenato, Lei do Preço Fixo do Livro e o novo Programa de Financiamento à Indústria do Audiovisual e do Cinema, em fase de consulta pública, juntam-se agora aos trabalhos da ministra, no XXV Governo Constitucional.

A tutela da Direção Geral das Artes, com os seus programas de apoio que garantem financiamento e existência de estruturas e manifestações artísticas por todo o país, é outra das competências que passa para o novo ministério.

Vice-presidente do PSD e cabeça-de-lista por Leiria nas legislativas de 18 de maio, a ex-deputada Balseiro Lopes é muito próxima de Luís Montenegro e assumiu pastas mais sensíveis na relação com a extrema-direita, como o racismo e a discriminação sexual.

Ao longo do mandato, Balseiro Lopes manteve as principais linhas políticas nesta matéria e passou ao lado de algumas polémicas, procurando focar o discurso na transição digital e modernização da máquina administrativa do país, com o reforço da rede de Lojas do Cidadão, na estratégia para a infância e juventude e de combate à pobreza.

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentou na quarta-feira o seu segundo Governo, que terá 16 ministérios, menos um do que o anterior, e vai manter 13 dos 17 ministros do executivo cessante.

A posse do XXV Governo Constitucional decorreu 18 dias depois das eleições, o que constitui o processo mais rápido de formação de Governo nos mandatos presidenciais de Marcelo Rebelo de Sousa.

Leia Também: Livro de memórias de Luis Miguel Cintra no cinema é apresentado dia 12

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas