De Félix a Leão. Concorrência vacila e Trincão vai de 'assalto' à seleção

Com os concorrentes diretos a regressar de lesão ou num momento de forma precário, o extremo do Sporting deverá ser escolhido para o onze de Roberto Martínez para jogo da primeira mão, frente à Dinamarca.

Notícia

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
19/03/2025 07:02 ‧ 19/03/2025 por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Portugal

A vida de Francisco Trincão na seleção nacional não tem sido fácil de digerir. O jogador do Sporting só foi titular em dois amigáveis, frente a Espanha e a Andorra, tendo entrado nos últimos três jogos, a menos de 30 minutos do final.

 

Com Roberto Martínez, o internacional luso realizou apenas 33 minutos divididos por dois encontros, frente à Polónia, no final do ano de 2024, sendo que não foi utilizado e nenhum dos restantes quatro (dois diante da Escócia e outros dois contra a Croácia) onde ficou no banco.

O ponto de viragem numa história com altos e baixos

Nem sempre a 'vida' do extremo foi difícil com a camisola das quinas, já que, nas camadas jovens, foi um dos grandes destaques do campeonato europeu de sub-19 conquistado por Portugal, em 2018, onde, a par de Jota (agora no Celtic), amealhou o prémio de melhor marcador do torneio.

Esta convocatória de Francisco Trincão é vista com bons olhos pelo jogador, uma vez que pode ser a primeira vez que é titular pela seleção nacional. Vamos perceber o porquê.

Concorrência sem condições

A lista de convocados para o duplo compromisso frente à Dinamarca, para os quartos de final da Liga das Nações, integra nomes como João Félix, Francisco Conceição, Pedro Neto, Rafael Leão e Diogo Jota mas, uma vez que alguns estão ainda a recuperar de lesões prolongadas e outros não estão no melhor momento de forma, poderemos acreditar que será a altura de Roberto Martínez lançar o avançado dos leões para o onze inicial.

João Félix e Rafael Leão não estão numa fase consistente, ao serviço do AC Milan, e Pedro Neto não é indiscutível nas contas do selecionador. Diogo Jota acabou de regressar de lesão e ainda não voltou à forma 'matadora' a que acostumou os portugueses, assim como Francisco Conceição, que tem sido aposta do espanhol, mas não deverá ser escolhido para a primeira mão.

O momento de forma no Sporting

Não será uma novidade ao dizermos que o camisola 17 do conjunto de Alvalade está a ser um dos melhores da equipa de Rui Borges, esta época, a par de Viktor Gyokeres. Os números não deixam mentir, uma vez que o jogador natural de Braga é o que mais passes para golo tem na I Liga (11), sendo, ainda, o segundo com mais participações em golos em toda a competição.

Trincão está a fazer a melhor temporada da carreira, no que a números estatísticos diz respeito, uma vez que leva 22 participações para golo em 43 partidas realizadas, apresentando todas as justificações e mais algumas para fazer a estreia a titular em jogos oficiais pela seleção nacional.

Leia Também: Sporting traça plano para afastar Trincão dos rivais de Manchester

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

John Terry termina Maratona de Londres a coxear e a sangrar do mamilo

Inglaterra

John Terry termina Maratona de Londres a coxear e a sangrar do mamilo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas