A história de um Patrão que 'gelou' o Sporting e isolou Benfica no trono

As notas do Sporting-Sporting de Braga, que fez cair o conjunto de Alvalade da liderança partilhada do campeonato e que deixou os encarnados isolados no primeiro lugar.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
08/04/2025 06:55 ‧ há 3 semanas por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Costuma-se dizer que a vida da muitas voltas e isso mesmo confirmou-se na noite de segunda-feira no Estádio de Alvalade. A jornada 28 da I Liga trouxe uma intensa mudança no topo da classificação e que deixa tudo em aberto para as seis rondas que ainda faltam.

 

À semelhança do que aconteceu na noite de domingo no Estádio do Dragão, onde o Benfica venceu o FC Porto, o segundo clássico da jornada parecia levar o mesmo rumo. Desde o apito inicial de Luís Godinho que o campeão em título Sporting demonstrou mais querer em vencer o encontro. Mas o grande problema apareceu à beira do apito final.

O resultado final é, no mínimo, enganador. O Sporting foi muito melhor do que o Sporting de Braga ao longo de praticamente todo o tempo de jogo, mas a cartada da juventude lançada por Carlos Carvalhal estragou os planos de Rui Borges.

Gyokeres foi o homem-golo do Sporting e abriu caminho ao que parecia ser uma vitória do conjunto de Alvalade. Os leões foram tendo oportunidades umas atrás das outras, mas não foram capazes de ampliar a vantagem. A falta de um segundo golo abriu caminho para que o Sporting de Braga, contra todas as expectativas, marcasse o golo do empate através do jovem Afonso Patrão ao cair do pano.

A igualdade teve sabores diferentes para os intervenientes. O Sporting, que há exatamente uma volta seguia isolado na liderança com um triunfo na despedida de Ruben Amorim no Minho, foi empurrado para o segundo lugar. Por outro lado, o conjunto de Carlos Carvalhal regressa ao Minho com o último lugar do pódio no bolso. Quem acaba por sair ainda mais sorridente da jornada 28 é o Benfica, que mantém o primeiro lugar de forma isolada.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Se o Sporting não ampliou a vantagem ao longo do encontro, muito o deve a Hornicek. O guarda-redes impediu o bis de Gyokeres com uma grande defesa na reta final da primeira parte e somou outras boas paradas durante a segunda parte que permitiu que os visitantes acreditassem até ao fim que podiam sair felizes de Alvalade.

Surpresa

Estava no banco a solução para o golo do empate dos minhotos. Recém-lançado no jogo, o jovem Afonso Patrão aproveitou o espaço nas costas da defesa do Sporting e atirou de cabeça para a estreia a marcar como futebolista profissional.

Desilusão

Paulo Oliveira é um dos elementos mais experientes da defesa do Sporting de Braga, mas mostrou-se algo errático durante o tempo em que esteve no relvado. Acabou por ser trocado por Carlos Carvalhal no tempo de intervalo.

Treinadores

Rui Borges

Fiel aos últimos jogos, o Sporting trouxe a lição estudada e controlou claramente a primeira parte. Os campeões nacionais entraram agressivos e a pressionar alto, impedindo o rival de colocar em prática o seu golo. No entanto, o conjunto leonino desperdiçou muitas ocasiões no último terço complicou o seu próprio jogo. Numa altura em que até estava por cima no encontro, sofreu o golo do empate.

Carlos Carvalhal

É certo que o Sporting de Braga sai de Alvalade com um golo marcado, mas, ao todo, o jogo ofensivo dos minhotos deixou muito a desejar. A pressão alta do Sporting também não ajudou e isso obrigou os bracarenses a procurar alternativas para pressionar o adversário. Pese embora esse estilo dos leões, o treinador minhoto teve a audácia de apostar nos jovens que tinha no banco para resgatar o empate tardio em Alvalade.

Arbitragem

O árbitro Luís Godinho tentou controlar desde cedo as incidências da partida, mas recorreu em demasia ao apito para fazê-lo. Assinalou demasiadas faltas ao longo do encontro, mas sem impacto no resultado final. A expulsão de João Moutinho é correta.

Leia Também: Patrão em Alvalade foi outro. Sporting escorrega e Benfica escapa no topo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Treinador Artur Jorge terá traído mulher com funcionária de clube

Artur Jorge

Treinador Artur Jorge terá traído mulher com funcionária de clube

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas