Sporting sai da 'jaula' nos Açores e ultrapassa Benfica (à condição)

Triunfo tangencial frente ao Santa Clara permite ultrapassar rival. Catamo foi o marcador de serviço.

Notícia

© Reuters

Francisco Amaral Santos
12/04/2025 20:02 ‧ há 3 semanas por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O Sporting regressou, este sábado, às vitórias na visita ao Santa Clara (1-0), em jogo da 29.ª jornada da I Liga. Os leões sobem, assim, à liderança provisória, ficando à espera de um eventual tropeção do rival Benfica amanhã, domingo, frente ao Arouca. 

 

Após o empate na ronda anterior, frente ao Sp. Braga, os leões de Rui Borges tiveram de fazer pela vida nos Açores, conseguindo sair, após o intervalo, da 'jaula' montada pelo Santa Clara, graças a um golo solitário de Geny Catamo (50'). 

O internacional moçambicano garantiu a conquista dos três pontos, sendo que o Sporting soma agora 69, o que vale a subida, à condição, ao primeiro lugar da tabela classificativa. 

O Benfica, por seu turno, tem 68 pontos, mas ainda não entrou em ação nesta jornada, pelo que amanhã está obrigado a ganhar para voltar à liderança isolada. 

Nota ainda para o Santa Clara, que apesar de somar a segunda derrota consecutiva, continua no sexto lugar com 46 pontos.

Filme do jogo

Sem Morita, e já com Pedro Gonçalves no banco de suplentes, Rui Borges optou por fazer duas mexidas no onze, promovendo a titularidade de Iván Fresneda e Maxi Araújo, abdicando de Geovany Quenda e de Matheus Reis. 

A ausência de Quenda cedo se fez notar nos Açores, uma vez que os leões tiveram dificuldades notórias em conseguir contornar o bloco defensivo (e coeso) do Santa Clara. 

A primeira meia hora foi, aliás, de equilíbrio e sem registo de grandes lances de perigo junto das duas balizas. De resto, o Sporting não fez qualquer remate enquadrado ao cabo dos primeiros 30 minutos. 

Apenas aos 38 minutos surgiu o primeiro sinal de perigo do Sporting, por... Debast. O polivalente belga encheu-se de coragem para bater um livre direto, mas viu Gabriel Batista negar-lhe o golo. 

O Santa Clara respondeu ainda antes do intervalo e Rui Silva também teve de se aplicar para evitar um golo após cabeceamento de Vinícius. 

O intervalo fez bem ao Sporting, que deu outra resposta na segunda parte, mesmo sem Rui Borges operar qualquer mexida na equipa. Aos 50 minutos, os leões passaram para a dianteira do marcador, com Francisco Trincão a assistir Geny Catamo para o primeiro golo da tarde em São Miguel. 

O golo deixou o atual campeão em título mais confiante e dez minutos depois Catamo teve nos pés mais uma grande oportunidade golo, mas não conseguiu fazer chegar a bola para Gyokeres encostar. 

O jogo ficou quase de sentido único e aos 65 minutos foi a vez do sueco tirar tinta ao poste, num lance em que tinha tudo para meter a bola no fundo da baliza à guarda de Gabriel Batista. 

Ao contrário de outros tantos jogos, Rui Borges parecia querer ir em busca do segundo golo e até festejou aos 68 minutos, com Diomande (68') a responder, de cabeça, a bola de belo efeito oferecida por Debast, através de um livre indireto. No entanto, o VAR entrou em ação e invalidou o golo, uma vez que o central costa-marfinense estava em posição de fora de jogo por 13 centímetros. 

O resultado mantinha-se, assim, pela margem mínima e o treinador dos leões ia tentando gerir a condição física da equipa, fazendo entrar, num primeiro momento, Quenda e St. Juste, antes de apostar em Harder - depois de toda a polémica originada no último embate, frente ao Sp. Braga. 

Nota, ainda antes do apito final, para o regresso de Pedro Gonçalves aos relvados, depois de uma lesão que o afastou durante cinco meses. O camisola 8 dos leões foi a jogo após os 80 minutos, entrando para o lugar de Maxi Araújo, e deu novo motivo de festejos aos adeptos leoninos presentes nos Açores. 

Apesar das derradeiras tentativas, o resultado não mais se alterou e o Sporting confirmou o 21 triunfo no campeonato, voltando ao primeiro lugar, ainda que à condição. 

Momento do jogo: O golo de Catamo logo após o intervalo afastou os fantasmas do passado. A pressão era cada vez mais notória nos homens do Sporting... 

Leia Também: O lance em que o Santa Clara ficou a pedir penálti contra o Sporting

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

'Velho conhecido' visita Gyokeres no apagão... e ainda lhe leva dinheiro

Sporting

'Velho conhecido' visita Gyokeres no apagão... e ainda lhe leva dinheiro

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas