Após a morte do Papa Francisco, o foco está agora nos cardeais do Vaticano, que vão escolher nos próximos dias quem vai liderar a Igreja Católica. Afinal, quanto é que eles ganham? Valores podem chegar aos 5.000 euros.
O El Mundo lembra que o Vaticano mantém uma "abordagem secreta" relativamente à forma como se financia, mas os salários mensais dos cardeais são conhecidos (ou pelo menos valores aproximados).
Os que ocupam os cargos mais altos na Igreja Católica recebem entre 4.000 e 5.000 euros, de acordo com a BBC, apesar do corte salarial que sofreram nos últimos anos - o primeiro em 2021, por 'culpa' da pandemia.
Nessa altura, os cardeais viram o seu salário a ser reduzido em 10%, sendo que em em 2024 houve um segundo corte nas remunerações.
Contudo, a estes valores acrescem uma série de outros benefícios, que complementam o salário: moradia com preços reduzidos no Vaticano, acesso a lojas com preços mais baixos e assistência médica gratuita, conta o El Mundo.
Além das remunerações dos cardeais, o Vaticano tem um orçamento que inclui outras despesas de pessoal, relacionada com padres e bispos. Estes ganham entre 1.500 a 2.500 euros por mês.
Leia Também: Túmulo do Papa Francisco já pode ser visitado. Fiéis fazem fila