Jeremiah St. Juste tem tido mais uma temporada marcada por vários problemas físicos, mas começa a conquistar a confiança de Rui Borges após ter sido criticado por não ter informado que não estava bem frente ao Arouca, onde acabou por sair, com uma lesão aos 10 minutos de jogo.
No passado sábado, voltou a ser lançado pelo treinador leonino, nos minutos finais do encontro diante do Santa Clara, entrando para o lugar de Eduardo Quaresma, aos 66 minutos, quando a equipa procurava salvaguardar uma vantagem mínima, que acabaria por ter impacto direto no regresso à liderança da I Liga.
As lesões 'crónicas' do neerlandês
Dos 48 jogos disputados pelo Sporting esta temporada, o defesa-central dos leões já falhou 27, seja por lesão ou opção dos treinadores.
O que é certo é que, desde o início do ano civil de 2025, o neerlandês já saiu devido a lesão nos primeiros minutos da partida em duas ocasiões - em Alvalade, frente ao Borussia Dortmund, e frente ao Arouca, também em casa - algo que condiciona o planeamento de uma temporada a médio prazo por parte da equipa técnica.
St. Juste chegou ao Sporting na época 2022/23 por 10 milhões de euros proveniente do Mainz© Sporting CP
O investimento da direção de Frederico Varandas no jogador que também tem nacionalidade de São Cristóvão e Neves é, muitas vezes, colocado em causa devido a esta questão, ainda que, quando está em condições físicas perfeitas, os 10 milhões de euros pagos pelo atleta de 28 anos não são vistos como uma verba desajustada.
A mais-valia para Rui Borges
Esta 'nova vida' de St Juste acaba por trazer outras soluções para Rui Borges, uma vez que pode, desta forma, fazer algo que já Ruben Amorim fazia antes de sair do Sporting - substituir os defesas-centrais para refrescar o eixo defensivo dos leões.
Aliás, o camisola três do conjunto de Alvalade era utilizado, maioritariamente, a partir do banco, não tendo sido titular uma única vez com o atual técnico do Manchester United esta temporada, pelo que esta função não será novidade para o neerlandês.
Rui Borges já utilizou St. Juste em 576 minutos desde que chegou ao Sporting© Getty Images
A gestão do antigo treinador do Vitória SC com o central foi bastante diferente quando chegou ao Sporting, tendo feito 360 minutos no espaço de 14 dias, sendo titular nas quatro primeiras partidas de Rui Borges. Para uma melhor perspetiva, o internacional jovem pelos Países Baixos tinha feito 443 minutos nos 12 encontros anteriores em que foi utilizado.
Com um máximo de sete jogos para o final da temporada - uma vez que ainda não está confirmada a passagem à final da Taça de Portugal - Jeremiah St. Juste poderá ser um 'reforço' importante na reta final de 2024/25, onde o emblema de Alvalade luta por dois troféus nacionais, estando em igualdade pontual com o Benfica na I Liga, podendo ter dérbi decisivo em dose dupla, dada a possível final da prova rainha poder ser frente aos encarnados.
Leia Também: Harder 'obriga' Rui Borges a olhar para dupla que brilha na formação