'Matador' grego emergiu num Castelo com guardiões em polos opostos

Vangelis Pavlidis confirmou estar num momento de grande forma e ajudou Benfica a 'colar-se' ao Sporting.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
20/04/2025 07:52 ‧ há 2 semanas por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O Benfica esqueceu o tropeção frente ao Arouca com um triunfo categórico na visita ao Vitória SC (3-0), em plena noite de sábado que encerrou a 30.ª jornada da I Liga. As águias sabiam que a margem de erro era nula, após a vitória do Sporting, 24 horas antes, diante do Moreirense, e saíram de Guimarães com os três pontos no bolso e que permitiram igualar o rival no topo da tabela classificativa, onde ambos moram agora com 72 pontos, pese embora os leões tenham vantagem, neste momento, no confronto direto. 

 

No entanto, a noite (chuvosa) em Guimarães foi tudo menos fácil, apesar do resultado avolumado. O Benfica sentiu dificuldades perante um Vitória atrevido, mas também revelou argumentos na saída de pressão que lhe garantem estofo numa altura tão determinante da temporada. 

Pavlidis abriu o marcador aos 21 minutos, finalizando uma jogada de contra-ataque, e fixou o resultado final aos 84 minutos, após um brinde de Bruno Varela. Pelo meio, Álvaro Carreras também fez um (belo) golo e deu outro colorido a uma exibição que esteve longe de ser convincente para tudo e para todos. 

Vamos aos protagonistas. 

A figura 

Vangelis Pavlidis voltou a mostrar que, afinal, tem qualidade para ser o ponta de lança titular no Benfica. O avançado grego não precisou de muitas oportunidades para marcar, mostrando posicionamento e faro pelo golo. Além disso, o entrosamento com os colegas de equipa é cada vez maior e o 'matador' grego sente-se muito à vontade em baixar e distribuir para o extremo mais bem posicionado, mas sem nunca perder a noção de que tem de recuperar terreno para estar no sítio certo para finalizar. São já 27 golos em 48 jogos e está apenas seis tentos de igualar a melhor marca pessoal na carreira - 33 golos na época transata, ao serviço do AZ Alkmaar. 

A surpresa

Trubin foi outro elemento decisivo nesta partida. O guardião ucraniano colecionou vários erros ao longo desta temporada, alguns deles gritantes, mas na noite de ontem foi sublime, com duas defesas monumentais. A primeira, nos primeiros 45 minutos, em resposta a cabeceamento de Filipe Relvas, e a segunda já depois do segundo golo das águias, com Chuchu Ramírez a ficar chocado perante os reflexos do guardião encarnado. É caso para dizer que Trubin levou os vitorianos ao desespero. 

A desilusão 

Na outra baliza o Castelo desmoronou por completo com Bruno Varela a 'meter água' tanto no golo de Carreras, no qual parece surpreendido, como no segundo tento de Pavlidis, uma vez que tenta segurar o livre direto de Kokçu e acaba por assistir, de forma involuntária, o grego. Noite para esquecer... 

Os treinadores 

Luís Freire

Derrotar um Benfica que vinha com vontade de vingar o empate caseiro na última ronda seria uma missão complicada para qualquer equipa, mas o Vitória não teve medo de jogar olhos nos olhos com o adversário e de assumir as despesas do jogo. No entanto, faltou eficácia ao conjunto de Luís Freire, que bem se pode queixar de alguma falta de sorte (ou pontaria?). 

Bruno Lage

O treinador das águias não se deixou influenciar pelo mau resultado frente ao Arouca e apostou no mesmo onze, vendo a equipa responder a um nível... razoável. A primeira parte foi melhor que a segunda, mas a bem da verdade nesta altura do campeonato os treinadores estão mais preocupados em ganhar do que em jogar bem. Nota para o facto de a saída forçada de Di María ter libertado a equipa, que passou a ter mais dinâmica no lado esquerdo com a entrada do irreverente Schjelderup.

Bruno Lage admite cartão forçado a Florentino:

Bruno Lage admite cartão forçado a Florentino: "Tudo é estratégico"

Técnico do Benfica satisfeito com a vitória no terreno do Vitória SC.

Notícias ao Minuto | 23:09 - 19/04/2025

O árbitro 

Apesar do jogo ter sido disputado a alta intensidade, o árbitro Gustavo Correia acabou por ter uma noite tranquila, não tendo de lidar com lances de grande dúvida. 

Leia Também: Bruno Lage admite cartão forçado a Florentino: "Tudo é estratégico"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

'Velho conhecido' visita Gyokeres no apagão... e ainda lhe leva dinheiro

Sporting

'Velho conhecido' visita Gyokeres no apagão... e ainda lhe leva dinheiro

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas