Deste sábado, não passa. A partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), o Sporting irá receber o Vitória SC, e o Benfica irá visitar o Sporting de Braga, nos duelos da 34.ª e última jornada da I Liga que decidirão, de uma vez por todas, o título de campeão nacional.
Os eternos rivais chegam à hora das decisões 'colados' no topo da tabela, com 79 pontos cada um, mas, recorde-se, os leões detêm vantagem no confronto direto, uma vez que, na I Liga, bateram os eternos rivais, em Alvalade, por 1-0, ao passo que, na segunda, foram à Luz 'resgatar' um empate a uma bola.
Significa isto que os homens de Rui Borges dependem apenas de si próprios para fazerem a festa, ao passo que os de Bruno Lage terão sempre de fazer um resultado melhor àquele que os 'vizinhos' fizerem, numa tarde de 'sotaque minhoto' acentuado.
O Sporting será campeão se...:
- Vencer o Vitória SC;
- Empatar com o Vitória SC e o Benfica não bater o Sporting de Braga;
- Perder com o Vitória SC e o Benfica fizer o mesmo, perante o Sporting de Braga.
O Benfica será campeão se...:
- Vencer o Sporting de Braga e o Sporting não bater o Vitória SC;
- Empatar com o Sporting de Braga e o Sporting perder com o Vitória SC.
Sporting-Vitória SC
Ideias-chave
Rui Borges: "Eu quero ganhar. Agora, se me perguntarem, claro que gostava que o Vitória SC conseguisse o seu objetivo, porque é um clube que merece, os adeptos também. É um clube diferente e quem lá trabalha percebe claramente que é um clube diferente. Amanhã, só estou focado no nosso objetivo, que é ganhar. O carinho está lá sempre por todos os clubes que treinei, mas quero ganhar".
Luís Freire: "Sabemos que é um jogo difícil, de extrema exigência para qualquer equipa em Portugal, que pode dar o título ao adversário, mas que também nos pode dar muita coisa a nós. Preparámos a semana de forma tranquila e com toda a gente ligada. É verdade que as coisas não nos correram bem no último fim de semana, mas na segunda volta somos a quarta equipa com mais pontos e temos esse registo em jogos de dimensão superior, onde nos batemos muito bem".
Últimos resultados
Sporting: V-V-V-V-E
Vitória SC: V-D-V-V-D
Últimos onzes
Sporting: Rui Silva; Geny Catamo, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo; Zeno Debast, Morten Hjulmand; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.
Vitória SC: Bruno Varela; Miguel Maga, Filipe Relvas, Toni Borevkovic, João Mendes; Tomás Handel, Beni Mukendi, João Mendes; Nuno Santos, Gustavo Silva e Jesús Ramírez.
Ausências
Sporting: Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand (castigados), Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões (lesionados).
Vitória SC: Umaro Embaló (suspenso), Filipe Relvas, Tomás Handel (castigados) e Samu Silva (lesionado).
Sporting de Braga-Benfica
Ideias-chave
Carlos Carvalhal: "O Benfica é forte, não perde há onze jogos, perde raramente e bateu-se bem, na Europa, até com o Barcelona, pois dividiu esses jogos. O Sporting de Braga, em sua casa, na sua fortaleza, é um osso duro de roer. Vamos tentar chegar à vitória".
Bruno Lage: "A informação mais importante passámos ao longo da semana. Continuar a trabalhar, entender o nosso adversário, aquilo que temos de fazer, e durante os 90 minutos estarmos concentrados no que podemos controlar, que é o jogo. Nada muda o estado de espírito dos jogadores: vencer e conquistar os três pontos".
Últimos resultados
Sporting de Braga: V-V-E-E-D
Benfica: V-V-V-V-E
Últimos onzes
Sporting de Braga: Lukas Hornicek; Víctor Gómez, Sikou Niakaté, Paulo Oliveira, Francisco Chissumba; Uros Racis, João Moutinho, Rodrigo Zalazar; Ricardo Horta, Roger Fernandes e Fran Navarro.
Benfica: Anatoliy Trubin; Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras; Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu; Ángel di María, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis.
Ausências
Sporting de Braga: Jónatas Noro (lesionado).
Benfica: Alexander Bah, Manu Silva, Renato Sanches, Fredrik Aursnes e Zeki Amdouni (lesionados).
Leia Também: "Polémica com Rui Borges? Ele não foi malicioso. Têm de relativizar mais"