Em comunicado enviado ao mercado, a empresa referiu que o lucro antes de impostos foi de 3,13 mil milhões de dólares, menos 32,44% do que no mesmo trimestre do ano passado, enquanto a receita total desceu 4,1% para 47,88 mil milhões de dólares no trimestre.
Entre janeiro e março deste ano, a BP fez 27,72 mil milhões de dólares em compras, enquanto os custos de produção caíram 10,7% para 6,114 mil milhões de dólares, acrescentou a empresa, que apresenta os seus resultados em dólares por ser essa a moeda em que o petróleo bruto é cotado.
A dívida da BP situava-se em 26,968 mil milhões de dólares no final do primeiro trimestre, mais 12,2% do que no mesmo período do ano anterior.
O presidente executivo da BP, Murray Auchincloss, disse hoje que, até agora, este ano, a empresa fez "seis descobertas exploratórias" e avançou com o programa de desinvestimento.
"Tudo isto com um forte desempenho operacional", refere, citado pela Efe.
"Continuamos a acompanhar a volatilidade e as alterações do mercado e continuamos concentrados em avançar a bom ritmo. Estou confiante de que os nossos planos para reforçar o balanço, reduzir os custos e melhorar o fluxo de caixa e a rentabilidade irão aumentar o valor para os acionistas a longo prazo", afirmou.
Desde que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas tarifas globais, o preço do petróleo caiu acentuadamente no início do mês e está atualmente a ser negociado a cerca de 65 dólares por barril.
Leia Também: ONG pede suspensão de acordo para exploração petrolífera no Etosha-Okavango