O preço do quilo de maçã aumentou e já está acima dos dois euros, de acordo com uma monitorização de preços da DECO PROTeste. A maçã Gala e a maçã Golden estão entre os produtos do cabaz alimentar cujo preço mais aumentou na última semana.
"Comprar um quilo de maçã já pode custar mais de dois euros. Na última semana, a maçã Gala e a maçã Golden viram os seus preços subir 24 cêntimos (+12%) e 15 cêntimos por quilo, respetivamente. Um quilo de maçã Gala custa agora, em média, 2,23 euros. Já um quilo de maçã Golden pode custar 2,11 euros", pode ler-se no comunicado da organização de defesa do consumidor.
Contudo, o preço do cabaz alimentar com 63 bens essenciais monitorizado pela DECO PROteste, viu o seu preço descer 46 cêntimos (menos 0,19%) na última semana e custa agora 238,95 euros.
Entre os dias 30 de abril e 7 de maio, além da maçã Gala e da maçã Golden, os maiores aumentos percentuais de preço registaram-se em produtos como as salsichas frankfurt (mais 13%), a massa em espirais (mais 13%) ou os cereais de fibra (mais 11%).
Leia Também: CP. "Quem está a fazer aproveitamento político desta greve é o ministro"