Lucro do Eurobic Abanca recua 19,1% em 2024 para 84,1 milhões

O Eurobic Abanca viu os seus lucros recuarem 19,1% em 2024, para 84,1 milhões de euros, face aos 104 milhões de euros no ano anterior, anunciou hoje o banco em comunicado.

Notícia

© Getty Images

Lusa
15/05/2025 15:14 ‧ há 5 horas por Lusa

Economia

Eurobic Abanca

"Num ano marcado pela aquisição do Eurobic por parte do Grupo Abanca [...], o Eurobic Grupo Abanca alcançou um resultado líquido positivo de 84,1 milhões de euros, atingindo uma rentabilidade (ROTE) de 11,1%", destaca o banco em comunicado hoje divulgado.

 

No ano passado, o volume de negócios cresceu 5% para 12.714 milhões de euros, com os depósitos a subirem 12%, em termos homólogos, para 7.190 milhões de euros.

O banco destaca a subida de 11% no volume de operações e de 8% nos valores movimentados no negócio de 'acquiring', enquanto nos seguros houve um aumento de 80% da subscrição de novas apólices.

No que diz respeito ao risco de crédito, o Eurobic Abanca aponta que "a postura prudente conduziu a uma redução do rácio de crédito" 'non-performing loans' (NPL ou crédito malparado) da European Banking Authority (EBA) para 3,5%, contra os 3,6% anunciados um ano antes.

O EuroBic era detido pela empresária angolana Isabel dos Santos (filha do ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos), mas em 2020, na sequência da investigação jornalística 'Luanda Leaks', foi anunciado que Isabel dos Santos iria abandonar a estrutura acionista do EuroBic para "salvaguardar a confiança na instituição".

O tema da propriedade do EuroBic passou então a preocupar as autoridades bancárias e desde então o Abanca andou em negociações para comprar o banco de origem angolana, mas o acordo só aconteceu em 2023, tendo a compra sido concretizada em julho passado. Questionado no final de janeiro, o grupo não indicou o valor do negócio justificando confidencialidade.

Na sequência desta aquisição, o Abanca decidiu fechar a sucursal em Portugal e passar a integrar todo o negócio da sucursal portuguesa (todos os ativos e passivos) no agora designado EuroBic Abanca. Assim, o grupo irá deixar de operar através de uma subsidiária e passará a operar em Portugal através de um banco autónomo.

Para já, enquanto decorre essa integração, o banco designa-se EuroBic Abanca, mas esta é uma marca transitória. Quando a integração estiver completa -- que deverá ocorrer no segundo semestre deste ano - passará a designar-se apenas Abanca.

[Notícia atualizada às 16h07]

Leia Também: Fusão com Sabadell? Abanca reforça que "não tem interesse nesta operação"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas