Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil sustenta que a Triagem Telefónica e Aconselhamento (TTA) é atualmente o melhor sistema de emergência médica da Europa, sendo que "alia equipas multidisciplinares altamente treinadas à tecnologia e à triagem de Manchester, permitindo respostas rápidas, seguras e proporcionais à gravidade de cada situação".
"O sistema, já em funcionamento no arquipélago dos Açores, aplica uma avaliação clínica rigorosa por telefone para determinar a gravidade de cada situação e definir o recurso mais adequado, seja o envio imediato de meios de socorro, a orientação para serviços de saúde ou o aconselhamento clínico no domicílio", refere a autoridade regional, adiantando que este processo "assegura que cada utente recebe o apoio certo, no tempo certo, com segurança e eficiência".
A triagem será feita por equipas de enfermeiros especializados, que manterão 24 horas por dia esta valência no Serviço Regional de Proteção Civil.
"Esta resposta integrada eleva a qualidade da assistência prestada, otimiza a gestão de recursos, reforça a eficiência dos serviços de emergência e a confiança da população no sistema de saúde", refere a autoridade madeirense de Proteção Civil, vincando que "a implementação da triagem telefónica na Madeira promove a segurança clínica, a evolução contínua com base em evidência científica e a excelência operacional".
O novo sistema permite ainda a marcação de consultas de doença aguda nos cuidados de saúde primários, reduzindo o número de casos não urgentes encaminhados para os hospitais.
A introdução do sistema de Triagem Telefónica e Aconselhamento na Madeira decorre de uma parceria entre o Serviço Regional de Proteção Civil e Grupo Português de Triagem (GPT), através de um protocolo assinado hoje.
Leia Também: Amadora-Sintra esclarece que urgência de obstetrícia está aberta