Portugal, Brasil e Cabo Verde celebram Língua Portuguesa em Boston

Os Consulados-Gerais de Portugal, Brasil e Cabo Verde em Boston, nos Estados Unidos, juntaram-se para celebrar, quinta-feira, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, num evento que inclui um debate, uma curta-metragem e uma atuação musical. 

Notícia

© Lusa

Lusa
05/05/2025 19:59 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Língua Portuguesa

A informação foi avançada à Lusa pelo cônsul-geral de Portugal em Boston, Tiago Araújo, que indicou que o evento comemorativo da efeméride, que se assinala hoje, resulta ainda de uma colaboração com o Programa de Português da Universidade de Harvard. 

 

O evento, que decorrerá na própria Universidade de Harvard, começará com um debate sobre "Geopolítica da Língua Portuguesa", com o professor de Linguística Gilvan Müller de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil, e com o português João Neves, diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP). 

Ao debate segue-se a exibição do documentário "A Calçada Portuguesa conhece-te" e, por fim, uma apresentação musical de fado acompanhado a harpa pela artista e cientista portuguesa Mariana Arroja e pelo músico italiano Adriano Sangineto. 

"Juntem-se a nós para celebrar uma língua partilhada por muitos milhões de pessoas em todo o mundo e com grande expressão na área de Boston", instou Tiago Araújo. 

O evento conta com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. 

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Língua Portuguesa, data oficialmente instituída em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e proclamada em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

"O português continua a ser hoje uma das principais línguas de comunicação internacional e uma língua com forte projeção geográfica, destinada a crescer", indicou a Unesco. 

Os Estados Unidos são um dos países onde o ensino de português mais tem crescido, com mais de 20 mil alunos no ensino básico e secundário, e mais de dois mil estudantes no ensino superior, apoiados por mais de quatro centenas de professores, segundo dados oficiais, que apontam para um crescimento de 100% nos últimos 10 anos.  

A importância dada pelo sistema educativo à língua portuguesa concretiza-se na sua acreditação como idioma de acesso ao ensino superior, através do exame 'National Examinations in World Languages' (NEWL). 

Leia Também: Festival 5L arranca com atividades em escolas e conversas no Palácio Galveias

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas