Se recebeu uma mensagem alegadamente do SNS 24 a dar conta de que tem valores em dívida, tenha cuidado. A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertou, esta quarta-feira, que se trata de fraude.
“Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias”, alertou a entidade, num comunicado enviado às redações.
O organismo esclareceu que em causa está “um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o SNS 24”.
“Neste caso, pretende-se induzir os destinatários a fazer pagamentos indevidos. Se receber uma mensagem semelhante, não faça qualquer pagamento. Não responda e elimine a mensagem”, aconselhou ainda.
Fraude: se receber uma SMS em nome de SNS 24, para realização de pagamento, não responda e elimine a mensagem. A SMS é falsa. A situação já foi denunciada às autoridades. Reporte sempre burlas ou fraudes às autoridades competentes.#Saúde #SNS #cibersegurança pic.twitter.com/WfdtXchStp
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) May 7, 2025
A SPMS assegurou que “estão a ser efetuadas diligências junto das entidades competentes”, mas pediu prudência e atenção junto dos utentes.
Salientou, além disso, que os serviços do SNS 24 são gratuitos para os cidadãos e que a linha telefónica 808 24 24 24 é um serviço público gratuito.
Leia Também: IL diz ser impossível SNS servir 10 milhões e defende negociações com privados