O Exército e alguns militares foram distinguidos, na terça-feira, em Madrid, Espanha, naquele que foi um momento de reconhecimento da amizade luso-espanhola.
De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o Exército foi distinguido com a Grã-Cruz Institucional da Orden Iberoamericana General Infante Chaves, distinção esta atribuída pela Fundação Carlos III.
A mesma nota dá conta de que também o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, foi distinguido com a Grã-Cruz Nominal, da mesma Ordem.
"Esta condecoração reconhece o seu contributo para o fortalecimento das relações entre os Exércitos ibero-americanos e simboliza o compromisso de Portugal com os valores da cooperação, do respeito mútuo e da fraternidade entre nações", lê-se na nota.
Durante a cerimónia também o Tenente-General Fernando Hijas "foi agraciado com a Medalha D. Afonso Henriques, Mérito do Exército, 1.ª Classe, pelo contributo decisivo para o reforço da logística militar e da cooperação técnico-operacional entre os dois Exércitos."
Durante a circunstância, o General Mendes Ferrão sublinhou o reconhecimento como "um reflexo da forte amizade entre Portugal, o seu Exército e os países ibero-americanos, destacando com especial afeição Espanha e o seu Exército."
Foi ainda enaltecido pelo general o "orgulho nesta distinção, na qual incluiu todos os militares portugueses e espanhóis que, juntos, têm trabalhado com dedicação, respeito e espírito de missão na construção de pontes e no reforço dos laços que unem os povos irmãos."
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Exército Português realiza o maior exercício da Componente Terrestre