A Guarda Nacional Republicana (GNR) recuperou na quinta-feira, no concelho do Funchal, na Madeira, um carro que foi furtado em Espanha, em 2024.
Em comunicado, enviado às redações este sábado, a autoridade indicou que foram realizadas "diligências policiais" no âmbito de uma "investigação articulada com a Interpol" e que foi possível localizar a viatura numa oficina no Funchal.
"No decorrer da operação, apurou-se que o veículo se encontrava na posse de um particular, o qual o havia adquirido num 'stand' da Região Autónoma da Madeira, mediante financiamento bancário, desconhecendo a sua proveniência ilícita", indicou a GNR.
O veículo foi então apreendido e o proprietário do 'stand', um homem de 59 anos, foi identificado.
Na nota, a GNR recomendou a que "antes da aquisição de veículos usados, especialmente os provenientes do estrangeiro, seja solicitado o histórico completo da viatura, incluindo o número de identificação do veículo (VIN), os registos de propriedade anteriores e o respetivo certificado de conformidade europeu".
É também "aconselhável recorrer a profissionais ou entidades devidamente credenciadas, com competência para proceder à verificação técnica do veículo e à validação da documentação apresentada".
Segundo a autoridade, "a aquisição de viaturas de proveniência ilícita pode levar à apreensão imediata do bem e ao envolvimento do adquirente em processos criminais, nomeadamente pelo crime de recetação, mesmo nos casos em que este tenha atuado de boa-fé".
Leia Também: GNR deteve mais de 500 pessoas (só) durante a última semana