A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou, esta quinta-feira, que deteve dois homens, com 23 e 46 anos, na sequência de disparos de arma de fogo, na Amadora. Em causa estão os crimes de ofensas à integridade física graves na forma tentada, com recurso a arma de fogo, e dano com violência.
O alerta às autoridades foi dado pelas 15h00 de quarta-feira, na freguesia da Falagueira-Venda Nova – Amadora, quando a PSP foi "acionada para uma desordem entre vários indivíduos".
"Após comunicação de uma situação de desordem entre cerca de 40 indivíduos de etnia romani onde estariam a ser efetuados diversos disparos de arma de fogo, os meios policiais avançaram de imediato para o local", lê-se numa nota enviada às redações.
Os agentes tinham "informações sobre a indumentária e localização de um dos suspeitos", o que permitiu que fosse intercetado na chegada ao local, apesar de o suspeito não ter na sua posse a arma de fogo utilizada.
Posteriormente, "em contacto com vários cidadãos que se encontravam na via pública", os agentes conseguiram localizar a "residência onde o segundo suspeito se encontrava e onde estaria a disparar através da janela".
"Estando em causa a vida e integridade física de vários cidadãos, a Equipa de Intervenção Rápida da Divisão da Amadora procedeu à entrada na residência em questão, conseguindo intercetar o suspeito no seu interior", explicou a PSP, acrescentando que a arma de fogo utilizada, uma arma longa de calibre 12, foi apreendida.
Seis pessoas ficaram feridas na sequência dos disparos e três precisaram de tratamento hospitalar, mas "nenhuma se encontra em estado grave".
Segundo explicou a polícia, o primeiro indivíduo intercetado foi detido posteriormente, "após ter sido reunida prova suficiente para sustentar a sua detenção", enquanto o segundo foi detido em flagrante delito.
Os detidos recolheram às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa a fim de serem presente a interrogatório judicial no Tribunal da Amadora e serem submetidos a eventuais medidas de coação.
Na nota, a autoridade frisou que a "prevenção e investigação deste tipo de crime são prioritárias em termos de intervenção policial, pela gravidade, censurabilidade e alarme social, sendo este tipo de detenções decisivo para a dissuasão e fortalecimento do sentimento de segurança das populações".
Na quarta-feira, os Bombeiros Voluntários da Amadora confirmaram ao Notícias ao Minuto que uma adolescente de 15 anos ficou ferida na sequência dos disparos.
A vítima de 15 anos chegou ao quartel dos Bombeiros da Amadora por volta das 15h30, transportada por familiares. Tinha ferimentos ligeiros de chumbo na barriga, costas e cabeça, que fizeram com que os bombeiros optassem por transportá-la para o Hospital Fernando Fonseca, também conhecido como Amadora-Sintra.
Contudo, o comandante Mário Conde, dos Bombeiros da Amadora, explicou ao Notícias ao Minuto que a corporação não chegou a ir ao local do tiroteio. "A PSP normalmente não permite o nosso envolvimento neste tipo de casos", adiantou.
Já em declarações à Lusa, o subintendente da PSP Sérgio Soares garantiu que o ambiente no Bairro Casal do Silva ficou calmo após a intervenção policial.
Leia Também: Preventiva para 4 dos 6 detidos ligados a grupo neonazi (incluindo PSP)