O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, foi atingido com pó verde durante um discurso num comício em Lisboa. O momento em que dois ativistas de aproximam do palco e atiram a substância ficou gravado em vídeo - que pode ver na galeria acima.
Rui Rocha estava no início do seu discurso durante o comício de Lisboa, quando dois jovens subiram ao palco, um deles com um cartaz em que se lia "para a nossa espécie não ficar extinta, fim ao fóssil 2030".
Logo de seguida, o outro jovem, atirou pó verde contra Rui Rocha, tendo depois ambos sido retirados do palco pela equipa da IL.
Rocha reagiu ao incidente afirmando que todos têm o direito a falar, retirando o 'blazer', mas continuando a discursar com a cara coberta por tinta verde.
O protesto foi reivindicado pelo movimento estudantil Fim ao Fóssil, que indicou, em comunicado às redações, que "estudantes" interromperam o comício para questionar Rui Rocha sobre "se irá comprometer com Fim ao Fóssil até 2030.
"Ao afirmar que não, os estudantes cobriram Rui Rocha com pó verde de Carnaval", lê-se.
Segundo a nota, um estudante "dirigiu-se até Rui Rocha e perguntou ao candidato se o seu partido se iria comprometer com a reivindicação da Carta de Estudantes", que contém um "apelo para todos os partidos adicionarem 'Fim ao Fóssil até 2030' como algo central no seu programa eleitoral".
"Esta ação integra-se na onda de ações da Greve Estudantil pelo Fim ao Fóssil, que visam responsabilizar os políticos pela sua inação permanente contra a crise climática e mostrar que é imperativo que qualquer partido que pretenda formar governo se comprometa com a exigência da Carta de Estudantes pelo Fim ao Fóssil até 2030", acrescenta a nota.
A Iniciativa Liberal já adiantou que vai apresentar queixa contra os dois jovens ativistas.
Leia Também: Rui Rocha atingido com tinta verde durante comício em Lisboa