Livre defende expansão de corredores BUS para deslocações mais rápidas

O porta-voz do Livre Rui Tavares defendeu hoje a expansão da rede de corredores de autocarros para os libertar do trânsito e possibilitar aos utilizadores deslocações mais rápidas.

Notícia

© Rita Franca/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Lusa
12/05/2025 14:28 ‧ há 5 horas por Lusa

Política

Legislativas

Para exemplificar os problemas da mobilidade existentes no país, nomeadamente na capital, Rui Tavares deslocou-se esta manhã num autocarro alugado entre a Pontinha e o Arco do Cego, trajeto com menos de 10 quilómetros que demorou cerca de uma hora e meia a percorrer.

 

"Como viram um autocarro que não tenha faixa BUS demora muito mais tempo do que aquele que seria necessário para levar as pessoas de casa até ao local de trabalho, o que significa muito desgaste e muita poluição", explicou o dirigente do Livre.

Este é um problema que tem solução, nomeadamente através da criação de corredores livres, apontou Rui Tavares.

Atualmente, Lisboa tem 75 quilómetros de corredores BUS, mas com a proposta do Livre poderia aumentar para 249, o que para quem vive na Área Metropolitana de Lisboa faria muita diferença, sublinhou.

O custo para triplicar a rede existente de corredores BUS em Lisboa é de apenas 520 mil euros, sustentou Rui Tavares, adiantando haver para o efeito fundos europeus aos quais o Governo de Luís Montenegro tem de concorrer até junho.

Rui Tavares salientou ainda que esta proposta não se cinge apenas a Lisboa, podendo ser alargada a comunidades intermunicipais, municípios e áreas metropolitanas no país.

"O que nós podemos fazer é transferir o tipo de conhecimento para, por exemplo, o Porto, Braga ou Coimbra", exemplificou.

Em sua opinião, esta proposta pode revolucionar os sistemas de transportes públicos do país e melhorar muito a vida e o dia a dia das pessoas que os utilizam.

A utilização de fundos europeus permitiriam realizar um grande estudo à escala nacional para a criação de faixas dedicadas à circulação de autocarros, considerou.

Leia Também: Livre defende que será "determinante" numa solução à esquerda

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas