A operadora Vodafone diz que, após o apagão desta segunda-feira, dia 28 que comprometeu as telecomunicações em todo o país, conseguiu recuperar o “serviço em todo o país”.
Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a Vodafone realça que , apesar de “pequenos focos de perturbação na rede”, espera que aconteça uma “recuperação ao longo do dia”.
A NOS também respondeu por via de comunicado, indicando que a rede da operadora "está totalmente operacional" e que a situação "encontra-se normalizada".
"As equipas da NOS trabalharam durante a noite para garantir as reconfigurações de rede necessárias ao funcionamento pleno dos serviços", pode ler-se ainda no comunicado. "A NOS continuará a monitorizar atentamente a estabilidade da rede e eventuais impactos residuais da falha de energia registada".
Por fim, a operadora sublinha que o apagão desta segunda-feira foi "um verdadeiro teste à resiliência das infraestruturas, dos sistemas e das equipas da NOS", enaltecendo o grau de "preparação e capacidade de resposta" no diz ser um "cenário extremo".
Por fim, a MEO também se pronunciou oficialmente sobre o processo de recuperação do seu serviço de telecomunicações e adiantou que os "serviços estão repostos quase na totalidade".
A operadora indica que há "apenas algumas situações pontuais que estão em fase de resolução durante o dia de hoje". No entanto, a MEO realça a elevada capacidade de resposta no naquilo que diz ter sido um momento de "crise energética".
"Devido à rápida resposta com a ativação do Plano de Contingência e empenho de todas as equipas MEO, foi possível continuar a garantir os serviços críticos e normalizar as telecomunicações em todo o país, minimizando o impacto da crise energética nos nossos clientes", pode ler-se no comunicado da MEO.
[Notícia atualizada às 10:00]
Leia Também: Meo, NOS e Vodafone com serviços normalizados onde energia foi reposta