No jogo de cartaz da 35.ª jornada da La Liga, o Barcelona venceu, por 4-3, o Real Madrid, num jogo impróprio para cardíacos no Montjuic. Pela quarta vez esta temporada, os catalães levaram a melhor sobre o eterno rival e estão agora a distância de uma vitória de reconquistarem o campeonato, curiosamente, aos blancos.
Os primeiros vinte minutos foram de loucos, que fizeram jus à qualidade das equipas. Aos 4', Cubarsí brincou com o 'fogo' ao tentar uma passe atrasado para Wojciech Szczęsny com Kylian Mbappé por perto. O avançado francês interceptou o passe e esperou pelo contato do guarda-redes polaco dentro da área, resultando numa grande penalidade a favor dos visitantes.
Na cobrança do castigo máximo, o camisola nove (5') abriu o ativo. Os blancos trouxeram a lição bem estudada, aproveitando o facto da linha defensiva dos locais estar na linha de meio-campo. Vinícius Júnior recorreu à trivela para isolar Mbappé, que dilatou a vantagem.
Os blaugrana não abanaram e o carrossel ofensivo começou a funcionar numa velocidade vertiginosa. Aos 19', Eric Garcia relançou o encontro na sequência de um pontapé de canto. Pouco depois, aos 32', Ferran Torres entregou o empate a Lamine Yamal. A 'remontada' apareceu aos 34', num lance em que Mbappé atrapalhou-se com Dani Ceballos no centro do terreno. Pedri recolheu a bola e serviu para Raphinha, que atirou cruzado sem hipóteses para Thibaut Courtois.
Desta feita, eram os elementos da linha defensiva merengue a comprometer em zona proibida. Aos 45', Lucas Vásquez perdeu a bola para Raphinha, que deixou a bola para Ferran Torres, que devolveu o esférico para o extremo brasileiro, que assinou o bis.
No arranque da segunda parte, Lamine Yamal (53') fez o quinto, mas o lance acabou invalidado por fora de jogo. Na resposta, Kylian Mbappé, aos 56', falhou por centímetros o hattrick, que acabou por chegar aos 70'.
O Barcelona alcançou os 82 pontos, mais sete do que o Real Madrid. O 28.º título da sua história poderá chegar, esta quinta-feira, no reduto do vizinho Espanyol. Por sua vez, o técnico Carlo Ancelotti viveu mais um dia complicado na presente temporada e a sua saída, provavelmente, será anunciada brevemente.
Onzes
BARÇA XI #ElClásico pic.twitter.com/FjdrWFXJpe
— FC Barcelona (@FCBarcelona) May 11, 2025
¡Nuestro XI inicial!
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) May 11, 2025
🆚 @FCBarcelona_ES
@UnicajaBanco pic.twitter.com/eW3OVcTszL
Antevisão
O Barcelona recebe, este domingo, o Real Madrid no jogo de cartaz da 35.ª jornada da La Liga, numa partida que promete fortes emoções no sempre especial El Clásico.
Os catalães chegam a este jogo marcados pela eliminação na meia-final da Liga dos Campeões às mãos do Inter. Na antevisão ao encontro, o técnico Hansi Flick reconheceu o impacto do golpe, mas salientou que a equipa está a realizar uma tremenda temporada, sobretudo a nível interno. Recorde-se que os blaugrana já conquistaram a Supertaça e a Taça do Rei e lideram o campeonato, a quatro jornadas do fim.
Por sua vez, os blancos irão entrar em campo, sabendo que é a última oportunidade para alimentarem esperanças na revalidação do título nacional. Este será, provavelmente, o último El Clasico do técnico Carlo Ancelotti, que estará de saída no final da época, cedendo o lugar a Xabi Alonso.
Na primeira volta, o Barcelona goleou, por 4-0, o Real Madrid no Santiago Bernabéu. Os culés lideram a competição, com 79 pontos, mais quatro do que o Real Madrid.
Siga, em direto, as principais incidências da partida, a partir das 15h15, no Desporto ao Minuto.