Expectativas de inflação dos consumidores da zona euro sobem em março

A expectativa dos consumidores da zona euro em relação à evolução da taxa de inflação recuperou em março, coincidindo com o início das tensões comerciais desencadeadas por Donald Trump, segundo o Banco Central Europeu (BCE).

Notícia

© Shutterstock

Lusa
29/04/2025 12:05 ‧ há 6 horas por Lusa

Economia

BCE

 

 

No último inquérito do BCE, os consumidores da zona euro esperam que a inflação se situe em 2,9% dentro de um ano, contra 2,6% no mês anterior, o valor mais elevado desde abril de 2024, enquanto as expectativas para os próximos três anos subiram uma décima de ponto para 2,5%, o valor mais elevado desde março do ano passado.

As expectativas de inflação para os próximos cinco anos permaneceram inalteradas pelo quarto mês consecutivo em 2,1%.

No entanto, a inflação percecionada pelos consumidores ao longo do último ano permaneceu estável em 3,1%, o nível mais baixo desde setembro de 2021.

Além disso, as expectativas de crescimento económico para os próximos 12 meses permaneceram estáveis em março em -1,2%, enquanto as expectativas de desemprego com um ano de antecedência diminuíram para 10,4%, contra 10,5% em fevereiro.

Assim, os consumidores continuaram a esperar que a taxa de desemprego futura seja apenas ligeiramente superior à taxa de desemprego atual (10%), o que implica um mercado de trabalho globalmente estável.

"As expectativas de crescimento económico e da taxa de desemprego mantiveram-se globalmente estáveis nos últimos quatro meses, flutuando num intervalo estreito", refere o BCE.

As expectativas de crescimento do rendimento nominal dos consumidores nos próximos 12 meses mantiveram-se inalteradas em 1%.

Ao mesmo tempo, a perceção do crescimento das despesas nominais ao longo do último ano subiu para 5%, contra 4,9% em fevereiro.

A expectativa de crescimento da despesa nominal nos próximos 12 meses diminuiu para 3,4% em março, que compara com 3,5% em fevereiro e 3,6% em janeiro.

Leia Também: Depósitos de particulares sobem em março para 192.622 milhões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas