A Segurança Social anunciou, na quarta-feira, que "deu mais um passo na modernização e segurança dos seus serviços", com a implementação de um novo sistema de verificação automática de IBAN.
"Esta medida pretende aumentar a proteção dos beneficiários, reduzindo o risco de erro ou fraude sempre que existem alterações nos dados bancários associados aos pagamentos de benefícios", pode ler-se numa nota publicada no site do organismo.
O que muda?
A partir de agora, "sempre que um cidadão regista ou altera o seu IBAN, o sistema verifica automaticamente se a conta bancária indicada pertence, de facto, ao titular do benefício".
"Esta verificação é possível graças à colaboração com as instituições bancárias, através de protocolos que permitem confirmar os dados diretamente com os bancos", pode ler-se.
Com esta inovação, explica, "a Segurança Social garante que o IBAN introduzido corresponde ao titular esperado, de forma a prevenir fraudes e burlas, proteger os beneficiários e reforçar a confiança nos sistemas públicos".
"Esta medida insere-se na estratégia de transformação digital da Segurança Social, centrada na modernização dos serviços e na satisfação das pessoas em primeiro lugar", conclui.
Leia Também: Quanto rende? Há riscos? Já pode comparar Planos de Poupança Reforma