Rede de energia de Espanha diz que recuperação deve demorar 6 a 10 horas

A distribuidora de energia espanhola Red Electrica anunciou hoje que vai restaurar o fornecimento de energia depois do corte que atingiu o país, Portugal e vários países europeus.

Notícia

© Lusa

Lusa
28/04/2025 14:18 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Espanha

De acordo com a empresa, a reposição de energia vai demorar entre seis e 10 horas.

 

A empresa escusou-se a avançar causas do apagão, mas adiantou ser um "incidente excecional", provocado por uma flutuação muito brusca no fluxo de energia da rede, de origem desconhecida, que provocou a desconexão de Espanha do restante sistema elétrico europeu.

A falha de energia atingiu toda a Espanha e Portugal, além de algumas zonas de França, deixando inoperacionais redes de metropolitano, linhas telefónicas, semáforos e caixas multibanco.

O Governo português convocou uma reunião de emergência na residência do primeiro-ministro, e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, visitou a distribuidora de energia Red Electrica para acompanhar os esforços de reposição das operações da rede.

As autoridades espanholas pediram à população para ficar em casa e não circular nas ruas, tendo a Direção-Geral de Trânsito do país vizinho emitido um alerta, pedindo aos cidadãos que evitem ao máximo conduzir, uma vez que a falta de eletricidade impede o funcionamento dos semáforos e dos sinais de trânsito.

"Evite viajar o mais possível e tenha muito cuidado na estrada", recomendou a DGT nas redes sociais.

A mesma fonte avisou ainda que, quando os semáforos não funcionam, a primeira regra básica é agir com extrema cautela e seguir as regras básicas de trânsito, como ceder a passagem nos cruzamentos e reduzir a velocidade

Os dois países mais severamente afetados têm uma população combinada de mais de 50 milhões de pessoas, mas não há ainda dados sobre quantas pessoas foram afetadas.

A operadora de rede elétrica de Espanha informou que está a tentar recuperar energia no norte e no sul da península, o que ajudará a restaurar progressivamente o fornecimento de eletricidade em todo o país.

[Notícia atualizada às 14h38]

Leia Também: ULS do Alto Minho cancela consultas e cirurgias programadas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas