Trump diz não querer China "em má forma" por causa de tarifas

O Presidente dos Estados Unidos afirmou hoje que a China está a ser "duramente atingida" pelas tarifas impostas às importações chinesas, mas acrescentou não querer que o gigante asiático sofra.

Notícia

© MANDEL NGAN/AFP via Getty Images

Lusa
30/04/2025 20:44 ‧ há 7 horas por Lusa

Mundo

Tarifas

"Espero que cheguemos a um acordo com a China. Estamos a falar", disse Donald Trump, durante uma reunião com o seu gabinete na Casa Branca para assinalar os primeiros 100 dias do segundo mandato.

 

O líder norte-americano considerou que a China "está em muito má forma neste momento", mas observou não querer "que isso aconteça" ao país por "gostar muito do Presidente [chinês] Xi Jinping".

"Fico muito triste, mas a China está a ser duramente atingida", acrescentou Trump, que afirmou que os grandes navios de carga com destino ao gigante asiático estão a dar meia volta para não descarregarem ali.

Desde que Trump iniciou a guerra comercial, no início de abril, os Estados Unidos impuseram tarifas de 145% sobre os produtos chineses, e o gigante asiático respondeu com taxas de até 125% sobre as importações norte-americanas.

O republicano tem insistido há semanas que os Estados Unidos estão em conversações diretas com a China para resolver a guerra tarifária e até falou com Xi sobre o assunto, algo que Pequim negou completamente.

Leia Também: Trump culpa herança de Biden por desaceleração económica dos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas