Cinco pessoas foram hospitalizadas com ferimentos graves após o acidente, que ocorreu pouco antes da meia-noite de sábado, perto da cidade de Maqoma, na província do Cabo Oriental, cerca de 1.000 quilómetros ao sul de Johanesburgo, disse o porta-voz Unathi Binqose à imprensa.
Os motoristas dos dois veículos estão entre as vítimas e uma investigação será aberta para determinar as circunstâncias do acidente, segundo indicou ao Newzroom Afrika.
Entre os mortos estavam 13 passageiros do mini-autocarro que, segundo relatos iniciais, viajava da cidade de Qonce para a Cidade do Cabo, uma viagem de quase 1.000 quilómetros.
A África do Sul tem uma rede rodoviária sofisticada e movimentada, mas enfrenta uma alta taxa de mortalidade no trânsito, atribuídas principalmente ao excesso de velocidade, condução imprudente e veículos em más condições.
Acidentes de trânsito causaram mais de 11.800 mortes em 2023, cerca de 45% delas de pedestres, de acordo com os dados mais recentes da Road Traffic Management Corporation.
Leia Também: Mãe condenada por tribunal na África do Sul após vender filha de 6 anos