Zelensky e Trump falaram sobre possíveis novas sanções contra Moscovo

Os presidentes da Ucrânia e dos Estados Unidos discutiram a possibilidade de impor sanções adicionais à Rússia quando se reuniram no Vaticano em 26 de abril, no funeral do Papa Francisco, afirmou hoje Volodymyr Zelensky.

Notícia

© Reuters

Lusa
03/05/2025 12:06 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Vaticano

"Penso que tive a melhor conversa com o Presidente [Donald] Trump de todas as que tivemos até agora", disse Zelensky numa conferência de imprensa em Kyiv, citado pela agência de notícias ucraniana Ukrinform.

 

"Levantei a questão das sanções dos Estados Unidos. Não vou entrar em pormenores, mas o que ele [Trump] me disse pareceu-me muito poderoso", afirmou, segundo relato da agência noticiosa espanhola EFE.

Zelensky também respondeu a perguntas sobre o controverso acordo económico entre os Estados Unidos e a Ucrânia, assinado esta semana, que ainda tem de ser ratificado pelo parlamento de Kyiv nos próximos dias.

O Presidente ucraniano manifestou a expectativa de que não haverá dificuldades na aprovação do documento.

Admitiu, no entanto, haver deputados que se opõem ao acordo, a quem censurou por rejeitarem um pacto "do qual depende a segurança da Ucrânia".

Zelensky afirmou que, com base nas decisões tomadas pelo Congresso norte-americano, a Ucrânia deverá receber 15 mil milhões de dólares (13,2 mil milhões de euros, ao câmbio atual) de ajuda este ano e um montante semelhante em 2026.

O acordo assinado com Washington poderá permitir que os 15 mil milhões de dólares previstos para 2026 sejam antecipados para este ano, disse ainda Zelensky.

Após impasse, Ucrânia e EUA assinam acordo. O que é e como se chegou aqui

Após impasse, Ucrânia e EUA assinam acordo. O que é e como se chegou aqui

O acordo para um "fundo de investimento para a reconstrução" da Ucrânia, que prevê o acesso privilegiado dos EUA a projetos de exploração de minerais ucranianos, foi assinado após meses de impasse entre Kyiv e Washington.

Notícias ao Minuto com Lusa | 09:17 - 01/05/2025

Tal antecipação seria parte da contribuição dos Estados Unidos para o Fundo de Investimento para a Reconstrução a ser criado no âmbito do acordo, acrescentou.

Leia Também: Ucrânia: EUA aprovam venda a Kyiv de peças para caças F-16

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas