"Os trabalhos estão a decorrer (...), o empreiteiro conseguiu antecipar em cerca de um mês da entrega da mesma. Portanto, é possível, quase de certeza, que ainda possamos ter esta ligação entre a zona central da cidade e a zona oriental disponível nos próximos dois meses", revelou o responsável pela Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), durante uma audição na Assembleia Municipal de Lisboa.
De acordo com Carlos Silva, o valor do investimento feito nesta ponte ciclopedonal foi de 3,5 milhões de euros até "ao ponto em que está atualmente".
O responsável pela obra deve entregar a empreitada no final deste mês, acrescentou.
A ponte, junto à Rotunda do Relógio, é um projeto da Câmara Municipal de Lisboa na área dos espaços verdes apresentado em 2021, mas que arrancou apenas em janeiro de 2024.
"Trata-se de uma ponte ciclopedonal naturalizada, mais do que uma ponte é um jardim também", afirmou Carlos Silva, explicando que a EMEL se limitou a acompanhar o projeto na altura da sua execução e lançou o concurso para a empreitada.
Segundo a EMEL, a nova ponte irá ligar os espaços verdes na zona, estabelecendo a continuidade entre os corredores verdes Central, dos Olivais e Oriental.
Haverá também uma ligação ciclopedonal direta entre o Parque José Gomes Ferreira (Mata de Alvalade), o Parque da Vinha e o Parque da Bela Vista.
A passagem superior naturalizada terá 104,8 metros de extensão e incorpora uma faixa com tratamento vegetal sobre a estrutura de viaduto no prolongamento das áreas verdes adjacentes, acrescentou a EMEL.
Aquando do início da obra, em janeiro de 2024, a EMEL previa a sua conclusão até ao final de 2024 e um valor investido aproximado de 2,5 milhões de euros.
Leia Também: Maioria de parques de estacionamento e semáforos de Lisboa a "funcionar"