Jornalista pioneira Antónia de Sousa morre aos 84 anos

A jornalista Antónia de Sousa, coautora da série televisiva 'Nome Mulher' no pós-25 de Abril e pioneira da profissão, morreu hoje em Cascais aos 84 anos, disse à agência Lusa o filho.

Notícia

© Pixabay

Lusa
15/05/2025 18:36 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Antónia de Sousa

Nascida em 22 de julho de 1940 em Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, foi autora, com Maria Antónia Palla, dos programas 'Nome Mulher', sobre a condição feminina e o estatuto da mulher, e 'Direito de Família', transmitidos pela RTP após o 25 de Abril.

 

'Nome Mulher', transmitida entre 1974 e 1976 (atualmente disponível 'online' nas plataformas da estação pública), retratou a condição da mulher em Portugal, com episódios que foram da situação no interior do país até à figura de Maria Lamas, tendo gerado controvérsia com um trabalho intitulado 'O Aborto Não é um Crime', que culminou num processo contra Palla.

Com a também jornalista Maria Antónia Fiadeiro e Maria Antónia Palla, as três vieram a ser apelidadas de 'três Antónias' pela antiga primeira-ministra Maria de Lourdes Pintasilgo, como recordou Palla no livro autobiográfico 'O Relógio de Cuco'.

Nessa obra, Maria Antónia Palla lembrou que, em 1977, o jornalista Cáceres Monteiro as convidou para integrarem listas candidatas ao Sindicato dos Jornalistas: "Era a primeira vez que três mulheres se candidatavam à direção do Sindicato. Aceitámos o convite com uma condição: cada uma de nós ocuparia um lugar de topo. Condição aceite."

Em 1971, Antónia de Sousa tinha publicado o livro 'O Mercado do Trabalho e a Mulher', publicado pela Editorial Arcádia.

A sua carreira de jornalista passou sobretudo pela imprensa escrita, entre o Diário de Notícias e os vespertinos Diário de Lisboa e Diário Popular.

Antónia de Sousa entrou na redação - então completamente masculina - do Diário de Lisboa, na segunda metade da década de 1960, que considerou uma escola e uma família, como recordou, em 2000, numa entrevista à Antena 1.

Na entrevista que deu à Antena 1 em 2000, afirmou, sobre um dos géneros jornalísticos que mais praticou, a entrevista: "Acho que a entrevista é um ato de sedução. De sedução sem rede, porque se a gente quer que o outro se dê também tem de se dar. [...] Acho que num mundo onde há tanta coisa feia, mostrar a maravilha que é o outro, o que o outro fez, o seu potencial, é uma dádiva. Para nós, para os outros e para a pessoa que está a ser entrevistada".

"Nunca fui dos feminismos, como associações nem nada. Tinha uma postura que muita gente considerava feminista, mas não era nesse sentido. Era sobretudo porque considerei que a mulher é uma pessoa e é como pessoa que tem de ser tratada e é como pessoa que tem de atuar no mundo, com as suas capacidades, exercendo-as", afirmou, nessa mesma conversa com Esmeralda Serrano.

No Diário de Notícias, foi jornalista de grande reportagem, destacando-se pelos artigos sobre património cultural histórico e entrevistas, designadamente a Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, ao filósofo Edgar Morin e ao escritor António Quadros, entre outros.

A jornalista foi autora do livro 'Diálogos com Agostinho da Silva. O Império Acabou. E Agora?', resultado de um conjunto de conversas que gravou nos anos de 1986 e 1987 com o pensador, publicado pela Editorial Notícias.

Antónia de Sousa escreveu também 'As Mulheres na Vida de Honoré de Balzac', publicado pela Portugália.

O velório da jornalista realiza-se na sexta-feira a partir das 16h30, na Basílica da Estrela, em Lisboa, onde, no sábado, às 10h30 se realiza um serviço religioso, seguindo-se o funeral para o Cemitério dos Olivais, onde às 11h00 se realiza a cerimónia de cremação, por vontade expressa da própria, disse o filho.

[Notícia atualizada às 18h58]

Leia Também: Sindicato angolano condena "expulsão" de jornalistas da RTP

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas