Sebastião Bugalho, cabeça de lista da AD nas últimas europeias, falou à comunicação social em nome da coligação PSD/CDS-PP, à entrada para um comício nas Caldas da Rainha (Leiria).
O eurodeputado relatou que "a AD tomou conhecimento" de que um jovem que na segunda-feira interpelou o primeiro-ministro na feira de Espinho e "o atacou verbalmente", minutos depois "entrou na carrinha da campanha eleitoral do Partido Socialista".
Bugalho afirmou que, além de "usar a inverdade na campanha como arma política" e "contas anónimas nas redes sociais", este episódio indica que o PS "não se inibe de criar uma farsa, um momento de manipulação para interferir na campanha eleitoral".
"É alguém que interpela o primeiro-ministro, de forma travestida de cidadão anónimo e minutos depois entra na carrinha de um partido que vai continuar a fazer campanha eleitoral", criticou.
O eurodeputado e militante do PSD acusou o PS de "não estar a respeitar a democracia porque não está a respeitar a campanha eleitoral" e de recorrer a "manobras indignas da democracia" por "não ter ideias".
"Deixamos três questões a Pedro Nuno Santos: se condena este comportamento da sua campanha eleitoral, se pede desculpa por este comportamento da sua campanha eleitoral e se pode garantir, não só que não ocorreu no passado, como não irá ocorrer até o dia das eleições, 18 de maio", afirmou.
Questionado se o AD sabe se se trata de um elemento da campanha nacional ou local do PS, Sebastião Bugalho referiu que a coligação iria partilhar as imagens do vídeo, o que aconteceu posteriormente no grupo de whatsapp dos jornalistas que acompanham a volta nacional.
A comunicação social questionou ainda porque era Sebastião Bugalho e não o líder da coligação, Luís Montenegro, a tratar deste tema.
"Porque me senti profundamente indignado do ponto de vista democrático por esta atitude do PS, que não respeita a campanha eleitoral, nem respeita os eleitores, ou não sentiria necessidade de colocar um militante seu que está dentro da sua carrinha de campanha a atirar-se ao primeiro-ministro com ataques pessoais, de forma evidentemente a manipular quem está a ver na televisão aquilo que está a passar", afirmou.
No vídeo, é possível ver um jovem a abordar o também primeiro-ministro, primeiro falando-lhe ao ouvido e depois dizendo-lhe que espera que perca as eleições e responsabilizando Luís Montenegro pela crise política. Seguem-se imagens do jovem a entrar numa carrinha com o logótipo do PS.
Leia Também: Montenegro acusa deputados do Chega de espalharem desinformação