A atividade nos aeroportos nacionais está, esta terça-feira, a decorrer com normalidade, embora persistam alguns impactos relacionados com os voos cancelados ou atrasados de segunda-feira. O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, espera que a situação normalize nos próximos dias. Se tem voo marcado, este artigo é para si.
Centenas de voos foram cancelados desde o apagão de segunda-feira e, por isso, o governante disse, esta terça-feira, citado pela imprensa, esperar que a situação leve "dois a três dias" a normalizar.
Tem voo marcado?
No Porto e em Faro, as operações decorrem regularmente, ainda com alguns impactos relacionados com os voos cancelados ou atrasados do dia anterior, enquanto no aeroporto de Lisboa a "recuperação dos voos de ontem [segunda-feira] apresenta maiores desafios, mas a situação está controlada", detalhou a ANA.
A gestora dos aeroportos indicou também uma elevada afluência nos balcões das companhias aéreas, para reagendamento de voos, e de serviços de assistência em terra ('handling'), para entrega de bagagens.
Assim, se tem uma viagem marcada para os próximos dias, o melhor é seguir estes passos:
- Contactar a companhia aérea responsável pelo voo e verificar se está confirmado;
- Consultar os sites dos aeroportos (através da ANA) para verificar se o voo foi cancelado ou está atrasado.
De sublinhar que está a ser implantado, no aeroporto de Lisboa, um plano para tratamento das bagagens articulado com as várias entidades, sendo que "os passageiros vão começar a ser contactados pelas companhias aéreas com informação sobre a entrega da sua bagagem".
Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11:30, Portugal e Espanha, continuando sem ter explicação por parte das autoridades.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do "apagão".
O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu hoje de manhã que o serviço está totalmente reposto e normalizado.
Leia Também: TAAG anuncia retoma de voos entre Luanda e Lisboa