Apagão. Portugal demorou mais três horas do que Espanha a 'acender a luz'

Primeira central portuguesa com mecanismo black start demorou quase quatro horas a arrancar.

Notícia

© Sandra Montanez/Getty Images

Notícias ao Minuto
13/05/2025 10:01 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Economia

Apagão

Portugal demorou mais três horas do que Espanha para reiniciar a energia no apagão elétrico de 28 de abril. As conclusões são do relatório preliminar da Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade (ENTSO-E, na sigla em inglês). 

 

Segundo os dados, Espanha arrancou com o processo de 'acender a luz' às 13h30 CET (12h30 na hora de Lisboa), ao passo que em Portugal esse processo só começou às 16h11 e 17h26 CET (15h11 e 16h26 na hora de Lisboa)

Significa isto que Portugal demorou quase três horas a reiniciar a eletricidade do que o país vizinho.

De acordo com o documento, só às 15h11 e 16h26 as "duas centrais com capacidade de black start em Portugal tiveram sucesso no seu processo de arranque após tentativas anteriores sem sucesso, permitindo iniciar a restauração do processo em Portugal com duas ilhas".

Já aqui ao lado, uma hora após o apagão, "várias centrais hídricas em Espanha com capacidade black start lançaram os seus processos para iniciar a restauração do sistema". 

As duas centrais portuguesas pertencem à EDP (a de Castelo do Bode) e à EML (dona da central a gás da Tapada do Outeiro), sendo que o Jornal Económico, que avançou com notícia, pediu um comentário às duas empresas, com a EML a rejeitar responder "neste momento".

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do apagão.

A ENTSO-E anunciou a criação de um comité para investigar as causas deste apagão, que classificou como "excecional e grave", e que deixou Portugal e Espanha às escuras.

Este painel de peritos terá de elaborar um relatório factual que constituirá a base do relatório final até o prazo máximo de 28 de outubro deste ano. Já o relatório final sobre a investigação do incidente deverá ser publicado, o mais tardar, até 30 de setembro de 2026.

Leia Também: Espanha inclui pequenas centrais de energia na investigação ao apagão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas