O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, esclareceu que será um chefe de Estado "de dois mandatos", pretendendo "ter quatro anos excelentes e passar o poder para alguém."
"Serei um presidente de oito anos, serei um presidente de dois mandatos. Sempre achei que isso era muito importante", disse Trump, numa entrevista à NBC, que foi divulgada este domingo.
Em março, o magnata não descartou concorrer às próximas eleições nacionais, previstas para 2028, apesar de a Constituição norte-americana proibir mais de dois mandatos. Na altura, disse ao mesmo meio que "há métodos" para o conseguir e que "muitas pessoas" queriam que o fizesse.
Agora, contudo, apontou que, tanto quando sabe, "não é permitido fazê-lo."
"Não sei se é constitucional o facto de não estarem a permitir que o façam ou qualquer outra coisa", disse.
O republicano salientou que "há muita gente a vender o chapéu para 2028", mas assegurou que não procura ser reeleito.
"Quero ter quatro anos excelentes e passar o poder para alguém, um grande republicano, espero. […] Acho que quatro anos é tempo suficiente para fazer algo realmente espetacular", considerou.
Ainda que tenha ressalvado ser demasiado cedo, Trump apontou o seu vice-presidente, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, como potenciais sucessores do seu projeto, que garantiu que terá continuidade sem si.
Recorde-se que Trump regressou à Casa Branca a 20 de janeiro, após ter derrotado a democrata Kamala Harris, então vice-presidente de Joe Biden, nas eleições presidenciais de novembro, e depois de ter cumprido um primeiro mandato entre 2017 e 2021.
Leia Também: Acesso a processo legal por parte de todos? "Não sei. Não sou advogado"