Populista George Simion vence primeira volta das presidenciais da Roménia

O populista George Simion venceu hoje a primeira volta das presidenciais da Roménia, com 30% dos votos, enquanto o segundo lugar estava empatado, entre Crin Antonescu, apoiado pela coligação governamental, e o independente Nicusor Dan, segundo as primeiras projeções.

Notícia

© Lusa

Lusa
04/05/2025 19:38 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Roménia

De acordo com sondagens à boca das urnas divulgadas pelos centros de sondagens CURS e Avangarde, dois dos mais importantes do país, ambos os candidatos tinham 23%.

 

As projeções foram divulgadas após o fecho das mesas de voto na Roménia, às 21 horas locais (menos duas horas em Lisboa).

Segundo a Autoridade Eleitoral Permanente, até às 20 horas locais tinham votado 50,65% dos eleitores, incluindo na diáspora, enquanto na votação de novembro, 51,19% tinham exercido o voto à mesma hora.

Onze candidatos concorriam às presidenciais de hoje, uma repetição da votação, após a eleição realizada em 24 de novembro ter sido anulada pelo Tribunal Constitucional por suspeita de interferência russa.

Leia Também: Principais candidatos já votaram na repetição das eleições na Roménia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas