Aeroporto de Newark: Controladores aéreos voltam a perder acesso ao radar

Os controladores de tráfego aéreo do aeroporto de Newark, Nova Jérsia, perderam hoje de manhã o radar por breves instantes, pela segunda vez em duas semanas, renovando as preocupações sobre o antigo sistema de controlo aéreo dos Estados Unidos.

Notícia

© KENA BETANCUR/AFP via Getty Images

Lusa
09/05/2025 23:29 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

EUA

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) informou que o radar da instalação em Filadélfia que direciona os aviões para dentro e para fora do aeroporto de Newark ficou inoperacional durante 90 segundos às 03:55 da manhã de hoje (08:55 em Lisboa).

 

A situação é semelhante ao que aconteceu em 28 de abril, noticiou a agência Associated Press (AP).

A primeira falha do radar levou ao cancelamento ou atraso de centenas de voos no aeroporto de Newark nas últimas duas semanas, depois de a FAA ter reduzido o tráfego no aeroporto para garantir a segurança.

Cinco controladores também entraram em licença por trauma após a interrupção, agravando a escassez existente.

O número de cancelamentos de partidas de Newark saltou hoje de 40 para 68, após esta última interrupção, liderando o país, de acordo com o portal FlightAware.com.

Newark ocupa o segundo lugar no número de chegadas canceladas, com 72, mas este número também aumentou hoje de manhã. Quase 400 atrasos foram reportados no aeroporto. As autoridades disseram que houve mais de 1.700 cancelamentos e atrasos no aeroporto esta semana.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse num briefing hoje de manhã que a "falha em Newark" foi causada pelos mesmos problemas da semana passada, mas não interrompeu os voos.

A Administração de Donald Trump propôs na quinta-feira a modernização, até 2028, do sistema de controlo de tráfego aéreo norte-americano, tecnologicamente desatualizado e associado a recentes acidentes aéreos mortais e falhas técnicas.

O secretário dos Transportes norte-americano, Sean Duffy, indicou hoje que o plano prevê seis novos centros de controlo do tráfego aéreo, bem como uma série de atualizações tecnológicas e de comunicações em todas as instalações de tráfego aéreo do país, nos próximos três ou quatro anos.

"Usamos radares da década de 1970 (...) O sistema que temos aqui? Não vale a pena salvá-lo. Não preciso de preservar nada disto. É demasiado antigo", disse Duffy, salientando que o controlo de tráfego no país depende ainda de disquetes e peças vendidas on-line.

A proposta prevê a instalação de tecnologia de fibra ótica, sem fios ou por satélite em mais de 4.600 locais, a substituição de 618 radares e mais do que quadruplicar o número de aeroportos com sistemas concebidos para reduzir os acidentes nas pistas.

Sobre o custo da modernização, Duffy disse que vai trabalhar com o Congresso sobre os pormenores, adiantando que serão "muitos milhares de milhões" de dólares.

O Comité de Transportes e Infraestruturas da Câmara dos Representantes orçamentou, na semana passada, 12,5 mil milhões de dólares (11,1 mil milhões de euros) para a revisão do sistema, mas essa estimativa foi feita antes de o Departamento de Transportes ter revelado o seu plano e Duffy disse que o preço final será mais alto.  

O plano prevê que tudo esteja concluído até 2028 - embora Duffy tenha dito que pode levar mais um ano.

As exigências de reparação do sistema envelhecido que gere mais de 45.000 voos diários aumentaram desde a colisão no ar, em janeiro, entre um helicóptero do Exército e um avião comercial, que matou 67 pessoas nos céus da capital, Washington, D.C.

Esse acidente demonstrou, juntamente com uma série de outros casos, a necessidade imediata de atualizações, disse Duffy.

Leia Também: Mayor de Newark detido pelo ICE em protesto contra detenção de imigrantes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas