Um incêndio num armazém de cloro e outros produtos de limpeza de piscinas, em Vilanova i la Geltrú, na zona de Barcelona, em Espanha, criou uma grande nuvem tóxica que obrigou a confiar cinco municípios nas regiões de Garraf e Baix Penedès.
Na manhã deste sábado, a Proteção Civil espanhola enviou um SMS à população da zona, onde vivem cerca de 150 mil pessoas, em que lhes pediu que não abandonassem as casas ou locais de trabalho enquanto o produto químico estivesse no ar. Além disso, não devem abrir portas ou janelas nem ligar os aparelhos de ar condicionado e devem manter-se atentos às informações dos órgãos de comunicação social.
O governo local ativou também um plano de emergência para o setor químico e suspendeu a circulação de comboios na zona, bem como o trânsito na autoestrada C31.
Incendi Vilanova i la Geltrú
— Protecció civil (@emergenciescat) May 10, 2025
Municipis confinats:
Vilanova i la Geltrú, Cubelles, Roquetes (Sant Pere de Ribes), Cunit i Calafell
No surtis de casa ni del lloc de feina
Rebràs una alerta al mòbil quan acabi el confinament
No et desplacis a la zona#PLASEQCAT pic.twitter.com/l93kybJDXK
Os municípios afetados, segundo o jornal espanhol El País, são Vilanova i la Geltrú, Cubelles e Roquetes. Para já, não há registo de feridos.
Junto ao armazém, os bombeiros continuam a trabalhar para controlar o incêndio.
Jorge Viñuales, proprietário da empresa ClenWater Pool, à qual pertence o armazém, contou que foi informado do incêndio às 2h00 da madrugada (3h00 em Lisboa) deste sábado e apontou uma bateria de litio como o possível origem do fogo, embora os bombeiros ainda estejam a investigar as causas. Garantiu também que o armazém tinha todas as licenças necessárias e cumpria as medidas de segurança para armazenar os materiais químicos.
"É muito difícil que um produto se incendeie, mas quando começa é muito difícil pará-lo. Os elementos utilizados para o apagar são pós polivalente e a água é contraproducente, porque faz reacender o fogo", explicou Jorge Viñuales, em declarações à rádio espanhola RAC-1, agradecendo também aos bombeiros, que conseguiram fazer com que o incêndio se propagasse aos edifícios vizinhos.
L'incendi de Vilanova i la Geltrú continua actiu. Està confinat a la nau de productes per a piscines i treballem amb l'objectiu d'evitar la propagació a les naus adjacents.
— Bombers (@bomberscat) May 10, 2025
No consten ferits
Hi ha 25 #bomberscat amb #GRIT #GROS #UCM mobilitzades#PLASEQCAT @emergenciescat pic.twitter.com/AbwrXBu58e
[Notícia atualizada às 08h51]
Leia Também: Preventiva para suspeito de incendiar carro do vizinho na Figueira da Foz