"Estarei à espera de Putin na Turquia. Pessoalmente", anuncia Zelensky

A posição de Zelensky surgiu após Putin ter proposto negociações "diretas e sem condições prévias" entre a Rússia e a Ucrânia, a 15 de maio, em Istambul, na Turquia.

Notícia

© LUDOVIC MARIN/POOL/AFP via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
11/05/2025 18:35 ‧ ontem por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou este domingo que espera encontrar-se "pessoalmente" com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, na quinta-feira, em Istambul, na Turquia. 

 

A posição de Zelensky surgiu após Putin ter proposto negociações "diretas e sem condições prévias" entre a Rússia e a Ucrânia, a 15 de maio, adiando até lá a hipótese de um cessar-fogo.

A Ucrânia e os aliados europeus lançaram um ultimato à Rússia, no sábado, para aceitar um cessar-fogo "completo e incondicional" de 30 dias, a partir de segunda-feira, sob pena de Moscovo enfrentar novas "sanções maciças".

Nas redes sociais, Zelensky disse aguardar "um cessar-fogo total e duradouro, a partir de amanhã, para criar a base necessária para a diplomacia", sublinhando que "não vale a pena prolongar as mortes". 

"E eu estarei à espera de Putin na Turquia na quinta-feira. Pessoalmente. Espero que desta vez os russos não procurem desculpas", atirou.

Em declarações à imprensa no Kremlin, Putin afirmou que "a Rússia está pronta para negociações sem condições prévias". "Propomos que comecem na próxima quinta-feira, 15 de maio, em Istambul", acrescentou.

A ofensiva lançada pela Rússia, em fevereiro de 2022, causou dezenas de milhares de mortos e a Rússia ocupa atualmente 20% do território ucraniano.

Leia Também: Trump pede a Kyiv que aceite de imediato proposta russa de conversações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas