Presidente do Gabão indultou sete pescadores detidos por pesca ilegal

O Presidente do Gabão concedeu indulto a sete pescadores angolanos, presos por pesca ilegal em águas gabonesas, medida tomada por ocasião da visita hoje do chefe de Estado de Angola, João Lourenço, àquele país, avançou fonte diplomática.

Notícia

© Lusa

Nisa Mendes
12/05/2025 12:32 ‧ há 2 horas por Nisa Mendes

Mundo

Gabão

Segundo o embaixador de Angola no Gabão, Joaquim Espírito Santo, citado pela agência noticiosa angolana, Angop, está prevista para hoje a libertação dos sete pescadores angolanos.

 

Casos de pescadores angolanos detidos, julgados e condenados no Gabão, por suposta pesca ilegal, são recorrentes, o que levou a uma reação do Governo angolano, em 2023, sobre a situação desses cidadãos no território gabonês.

Joaquim Espírito Santo referiu que João Lourenço está no Gabão para uma visita de algumas horas, para revitalizar as relações bilaterais, que se encontram "num estado de letargia", 43 anos após a assinatura do primeiro acordo de cooperação entre os dois Estados.

A visita vai permitir igualmente a revisão dos 11 acordos existentes entre os dois países e a concretização de novas intenções, no domínio da agricultura e energia, economia azul e justiça.

"Notamos que o Gabão precisa da experiência de Angola, principalmente no que toca à construção de infraestruturas", referiu o diplomata angolano.

João Lourenço vai reunir-se com o seu homólogo gabonês, Brice Nguema, com quem deverá também abordar assuntos ligados à região da África Central.

Leia Também: Angola registou mais de 600 mortes por cólera desde janeiro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas