Empresa de mineração de bitcoin do filho de Trump quer entrar em bolsa

A American Bitcoin, uma empresa de mineração de bitcoin que tem Eric Trump, um dos filhos do Presidente americano Donald Trump, como um dos principais sócios, anunciou hoje que vai entrar em bolsa ainda este ano.

Notícia

© JIM WATSON/AFP via Getty Images

Lusa
12/05/2025 20:06 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Eric Trump

A American Bitcoin planeia ser cotada em bolsa através de uma fusão com outra empresa já na bolsa, a Gryphon Digital Mining, uma transação que deve ser concluída no terceiro trimestre deste ano, de acordo com um comunicado conjunto.

 

Depois da notícia ser divulgada, o preço das ações da Gryphon subiu cerca de 300%.

A American Bitcoin vai impor a sua marca na empresa combinada, bem como na equipa executiva e de gestão, que inclui Eric Trump e figuras como o cofundador do Tinder, Justin Mateen, e os atuais sócios deterão 98% do capital.

De acordo com a declaração, Eric Trump é uma das forças por trás deste empreendimento, cujo objetivo é "criar a maior empresa especializada em mineração de Bitcoin do mundo, juntamente com uma reserva estratégica robusta de Bitcoin".

Ao contrário das moedas emitidas pelos bancos centrais, a bitcoin é criada de forma descentralizada através de um processo conhecido como mineração, e os mineradores recebem uma certa quantidade de bitcoin para cada bloco de transações que validam.

Donald Trump mudou radicalmente a posição do Governo dos EUA, e a sua própria posição pessoal, em relação às moedas digitais, prometendo transformar o país em uma das capitais do mundo nesta área, deixando para trás as políticas restritivas do antecessor, Joe Biden.

A 'mineração' é uma atividade que consiste em mobilizar infraestruturas informáticas, programas informáticos, processadores e servidores, para efetuar os cálculos necessários à criação das moedas digitais.

Leia Também: Guterres "profundamente aliviado" com libertação de refém Edan Alexander

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas